Início Especiais Quem foi Paixão Côrtes?

Quem foi Paixão Côrtes?

Paix‹o C™rtes foi um dos idealizadores do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul e fundou em meados de 1948 o Centro de Tradi›es Gaœchas (CTG)

Nascido em 12 de julho de 1927, João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, mais conhecido como Paixão Côrtes teve um grande vínculo com a cultura gaúcha. Folclorista, foi um dos idealizadores do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul, juntamente com Luiz Carlos Barbosa Lessa e Glauco Saraiva e fundou em meados de 1948 o Centro de Tradições Gaúchas (CTG), seguindo da criação do Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição em 1953.
Paixão Côrtes tinha a cultura gaúcha como o seu chão, apesar de ser formado em agronomia. A escolha da profissão veio da família, já que seu pai era agrônomo, mas sua mãe tinha dotes musicais, aí que entrou o toque do gosto pela cultura.
Realizou pesquisa da cultura, como hábitos e costumes para recuperar traços da história do Rio Grande do Sul. Criador de indumentárias, danças, canções e músicas, registrando seu conhecimento em discos e diversas publicações, foi a inspiração para a criação da Estátua do Laçador, obra do escultor Antônio Caringi.
Ao longo das décadas de 40 e 50 Paixão Côrtes esteve à frente de solenidades marcadas pela cultura tradicionalista, incluindo a Chama Crioula, o Desfile dos Cavalarianos e a Ronda Crioula. Após, em 1960, Côrtes se levou pelas apresentações artísticas na Europa, onde passou um período divulgando a cultura tradicionalista. Em 1964 recebeu o prêmio com o Melhor Cantor Masculino de Folclore do Brasil.
A turnê seguiu em 1984 quando foi à Inglaterra e ficou durante um mês divulgando traduções de seus livros. E foram inúmeros momentos marcantes na vida da personalidade que logo em 2003 lançou seu mais novo manual de danças como Valsa da mão trocada, Mazurca Marcada, Mazurca Galopeada, Sarna, Grachaim.
Paixão Côrtes faleceu no ano passado aos 91 anos em função da saúde fragilizada e de complicações devido a idade. Deixou um legado grande que rendeu a história da cultura gaúcha do Rio Grande do Sul. 

A inspira‹o para a cria‹o da Est‡tua do Laador, obra do escultor Ant™nio Caringi, foi o tradicionalista Paix‹o C™rtes