Início Geral Política Municipal | Podemos projeta crescimento na janela partidária

Política Municipal | Podemos projeta crescimento na janela partidária

A chegada de Daiton Mergen e de alguns suplentes no Podemos deverá movimentar o cenário político local. Prazo para troca de partido vai até 5 de abril

Presidente do Podemos fala para apoiadores de como pretende organizar o partido
Milena Konzen/RJ

Clarice Pacheco
[email protected]

Com a possibilidade de trocar de partido sem risco de perder o mandato, devido à abertura da janela partidária ontem, dia 7 de março, alguns vereadores de Santa Cruz do Sul já se movimentam para migrar de suas siglas. É o caso dos vereadores do PRD, Serginho Moraes e Rodrigo Rabuske, que deverão ingressar no PL, e do vereador do MDB, Daiton Mergen, que irá para o Podemos. Com a chegada de Daiton e alguns suplentes, o Podemos Santa Cruz espera crescer ainda mais nessa janela, que vai até 5 de abril, quando termina também o prazo para filiações.

Em entrevista ao Riovale Jornal, a presidente municipal do Podemos Santa Cruz, vereadora Nicole Weber, comentou que o partido já tem seu registro provisório e a sua executiva. “É um grupo muito bom, e nos encontramos de uma a duas vezes por semana para organizar o partido”. Além disso, o grupo recém-criado está também em processo de filiações, assim como outros partidos que vem buscando ampliar suas siglas. “Estamos também visando à montagem de nominata para as eleições 2024, e já pensando num programa para a majoritária, pois a direção estadual sinalizou que Santa Cruz será uma das principais cidades para investimento do Podemos, porque acreditam na nossa cidade, no nosso grupo”, declarou.

O plano do Podemos, segundo sua presidente, é justamente transformar a política em algo diferente do que as pessoas estão acostumadas em Santa Cruz do Sul. “Tem muita gente que diz que Santa Cruz parece guerra política de cidade muito pequena do interior, e o Podemos vem para desmistificar isso, vem trazer uma opção diferente para os cidadãos, tanto para quem quer se filiar, quanto para quem já é ou começa a se politizar mais. A ideia é não ter caciques e trabalhar num conjunto de ideias, porque nem todo mundo vive na mesma bolha, e precisamos escutar todas as bolhas, e não desfavorecer ninguém”, ponderou Nicole.

Os partidos vêm se organizando e criando estruturas que envolvem criação de fundações e entidades para estudos, tudo para qualificar filiados e mandatários. Nessa esteira, também o Podemos tem sua fundação, onde oferece cursos e qualificações, também nas épocas pré-eleitorais. “Nossos filiados já vêm fazendo os cursos na Fundação Podemos, com certificado inclusive, tudo com o objetivo de passar as suas ideias da melhor forma. Isso já mostra que a política pode ser diferente quando se tem um partido com uma estrutura tão inovadora”, afirmou a presidente municipal. “Acredito que seja possível manter a integridade e a transparência nesse partido, pois a estrutura do Podemos é muito diferente”, reforçou. O partido tem um Programa de Compliance e Integridade visando garantir a conduta e a transparência das suas ações.

Sobre as eleições 2024, Nicole disse que o partido já tem uma nominata pré-formada, mas que estão trabalhando para ter mais nomes. “Quando estiver terminado o prazo de filiações, vamos analisar e estudar, através de pesquisas, para oferecer a melhor nominata. Nossa intenção também é construir pontes com outros partidos. Como temos um grupo forte, projetamos participar de uma majoritária para mudar Santa Cruz tanto no Executivo quanto através do Legislativo”, revelou. Disse ainda que a liberdade de ação e a pluralidade de ideias são ideais do partido. “Vamos valorizar cada pessoa que entrar no partido, porque ela mostra confiança, e a confiança é algo muito raro hoje. Precisamos valorizar quem deu este passo com nós, as suas ideias, porque isso é política. Também precisamos valorizar e escutar os cidadãos, para que eles entendam o que está acontecendo na cidade, mas principalmente, o que pode acontecer através do trabalho do Podemos”, finalizou a presidente municipal.