Início Geral Melhorias | Começam obras de revitalização da iluminação pública no Bairro Goiás

Melhorias | Começam obras de revitalização da iluminação pública no Bairro Goiás

Até o final do ano que vem, previsão é de que todo o município seja contemplado, com 23 mil luminárias de led

A iniciativa prevê a instalação de 23 mil leds até o final do ano que vem, renovando a iluminação de todo o município
Isadora Oliveira

Começaram, na manhã de quinta-feira, 10, as obras de revitalização da iluminação pública do Bairro Goiás. No local, 268 pontos devem ter as antigas lâmpadas de vapor de sódio substituídas por luminárias de led, mais claras e de maior eficiência energética. Os serviços são executados pela Secretaria Municipal de Obras, com investimentos de R$ 316.611,58 do Programa Reluz, da Eletrobrás. A iniciativa faz parte de um projeto maior da Prefeitura, operacionalizado pelo Centro Municipal de Iluminação Pública, que prevê a instalação de 23 mil leds até o final do ano que vem, renovando a iluminação de todo o município.

O Bairro Goiás foi escolhido como um dos prioritários para a realização dos serviços devido a reclamações dos moradores envolvendo perturbação do sossego público à noite. A prefeita Helena Hermany acompanhou o início das obras e destacou que, com as ruas mais claras, há a expectativa de que a situação melhore na região: “Queremos deixar a cidade toda muito bem iluminada e decidimos priorizar o Bairro Goiás agora porque temos recebido relatos de transtornos ocorridos aqui. Acreditamos que a substituição pelas luminárias de led possa ser uma das formas de atuar no combate a este problema”.

O Centro de Iluminação Pública é coordenado pelo secretário municipal de Obras, Edmar Hermany, com apoio do Diretor de Obras Urbanas, Gerson Vargas, e tem à disposição cinco caminhões, duas caminhonetes e um automóvel que dão suporte às oito equipes que revezam durante o dia e a noite. “A estrutura centralizada e bem equipada que temos à disposição, com trabalhos realizados por servidores públicos – não por empresas terceirizadas como acontece em outros municípios – oferece um serviço diferenciado que nunca antes havia sido realizado em Santa Cruz do Sul”, explica Gerson.