Início Geral Governo Federal | Santa-cruzense Frederico Barros integra equipe do governo Lula

Governo Federal | Santa-cruzense Frederico Barros integra equipe do governo Lula

Foto: Divulgação
“Monitoramos na web, em revistas e em telejornais todo o conteúdo que envolve o governo do presidente Lula”

Ana Souza
[email protected]

Por todos os cantos do nosso Brasil e mesmo fora do país, há santa-cruzenses com representação no mercado de trabalho. O Riovale Jornal fez uma entrevista com o jornalista Frederico Barros, formado no Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2016 ele se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT); em 2019, foi presidente do PT em Santa Cruz do Sul e, em 2022, esteve na Coordenação da campanha do presidente Lula em Santa Cruz do Sul e região. Atualmente ocupa a Coordenação de Análise de Conteúdo do Governo na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília.

Riovale Jornal: Fale de sua trajetória profissional.
Frederico Barros: Durante a minha graduação no Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul, trabalhei com comunicação mais focada na assessoria de imprensa. Portanto, passei por agência de publicidade, tive experiência com clientes de diversas áreas e ramos. Após a minha graduação, acabei me dedicando ao trabalho de base, ao lado de sindicatos e movimentos sociais, prestando serviços para essas entidades. Também estive na iniciativa privada e fui sócio-proprietário de uma agência de comunicação, ao lado de minha irmã. Entretanto, a política sempre falou mais alto e acabei tendo oportunidades de desfrutar do trabalho no meio político, o que me trouxe boas experiências.

RJ: E a experiência no meio político?
Frederico: Comecei minha trajetória no movimento estudantil, disputando o DCE da Unisc. Posteriormente, peguei gosto e acabei me tornando presidente do Centro Acadêmico do Curso de Comunicação Social da Unisc. Decidi em 2016 pela filiação ao PT, em seu momento mais difícil, com a crise do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segui minha militância, sempre ativo e próximo aos movimentos sociais, o que me permitiu em 2019 chegar a presidência do PT em Santa Cruz do Sul. Enfrentamos muitos desafios, reorganizamos o partido e o recolocamos no mapa da política institucional. No ano de 2020, inclusive, fui candidato à prefeitura do município, somando quase 3 mil votos em uma campanha muito enxuta e em meio a uma pandemia. No ano seguinte, ocupei o espaço de Coordenador-Adjunto da Regional do PT do Vale do Rio Pardo. E, por fim, em 2022 estive na Coordenação da campanha do presidente Lula em Santa Cruz do Sul e região. Hoje, ocupo uma tarefa na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília.

RJ: Quando iniciou seu trabalho em Brasília?
Frederico: Mais recentemente, desde maio, estou trabalhando na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na Coordenação de Análise de Conteúdo do Governo. A EBC é responsável pela Agência Brasil, Rádio Nacional, Amazonas e a TV Brasil. Ela atua em conjunto com a Secretaria de Comunicação Social do Governo, a Secom. Portanto, monitoramos na web, em revistas e em telejornais todo o conteúdo que envolve o governo do presidente Lula. Essa análise e monitoramento é realizada para acompanhar tudo aquilo que é publicado na imprensa, seja de teor positivo ou negativo.

RJ: O que representa para você fazer parte da equipe do governo Lula?
Frederico: É uma grande honra e uma enorme felicidade estar vivendo esse período histórico e acompanhando de perto o projeto que ajudei a eleger. Em diversos momentos, passa um filme na cabeça, com tudo aquilo que vivenciei até chegar aqui. Jamais imaginei, lá quando me filiei ao PT, que viveria tantas experiências: presidir o partido, ser candidato a prefeito e, agora, estar em Brasília, contribuindo com o governo do presidente Lula. Acho que a vida foi muito generosa comigo, me levando a caminhos e lugares que jamais imaginei que fossem possíveis. Por isso, sou muito grato a tudo que estou vivendo, nos dias bons e ruins, nos desafios encontrados e no crescimento a que estou sendo submetido. Fico feliz também de ver quantas pessoas, amigos e amigas, familiares, companheiros (e até mesmo desconhecidos) demonstram pelas redes sociais. Muitas vezes, isso serve como um combustível, quando estou longe da família. Me dá mais energia para continuar prestando o meu papel na capital federal.

RJ: Como passou a integrar a equipe? Indicação ou convite direto?
Frederico: Recebi o convite do ministro Paulo Pimenta e do deputado estadual Valdeci Oliveira. Sabia do tamanho do desafio, mas sempre me guiei pela coragem de enfrentar novos desafios e responsabilidades. Dessa forma, tive certeza de que ir para Brasília me ajudaria a crescer politica e profissionalmente.

RJ: Tens algum momento marcante desde que iniciou seu trabalho junto da equipe?
Frederico: Desde que estou aqui, todos os dias me surpreendem, tanto pelo conhecimento adquirido quanto pelos desafios que vamos vencendo. Mas posso dizer que, sem dúvida, quando entrei pela primeira vez no Palácio do Planalto senti uma emoção muito grande. Estar em um local histórico, onde passaram presidentes e ministros, um ambiente tão ambicionado por tantos.

RJ: E como é seu trabalho junto ao presidente Lula?
Frederico: Trabalho na EBC, em conjunto com a Secom, que é responsável por toda a comunicação do governo. É um trabalho que exige bastante, tanto pela quantidade de conteúdo quanto pela necessidade de acompanhar o que repercute na imprensa.