Início Geral Executivo | Cesar Cechinato no Turismo e José Oscar Ipê da Silva...

Executivo | Cesar Cechinato no Turismo e José Oscar Ipê da Silva na Segurança

Novos secretários foram nomeados pela prefeita Helena durante a semana

Participaram da posse também o neto de Ipê, Felipe, e os servidores da Guarda Municipal Cláudio Santos dos Santos e Cassiano Rauber
Fotos: Isadora Oliveira

A prefeita Helena Hermany nomeou, no início da manhã de segunda-feira, 27 de novembro, Cesar Cechinato como novo responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet). O ato ocorreu na sede da pasta, no Gauten Parque de Tecnologia e Inovação.
Conforme Helena, a escolha do novo secretário foi bastante natural. “O Cesar tem tudo a ver com a área econômica. É uma secretaria onde ele sempre desenvolveu um bom trabalho, com a qual ele tem grande afinidade”, justificou.
Cechinato agradeceu a confiança da prefeita ao convidá-lo para fazer parte do Governo e liderar a Sedet novamente. Ele lembrou que, na gestão anterior, esteve à frente da pasta até 29 de novembro de 2019.
Conforme o secretário, seu sistema de trabalho procura valorizar o saber dos servidores, utilizando-se de suas competências. “Ninguém sabe tudo. Procuro me apoiar naqueles que detém o conhecimento. Sempre por onde passei tive a sorte de encontrar pessoas competentes e dedicadas”.

Cesar Cechinato assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet)


Cechinato também aproveitou a oportunidade para destacar o bom desempenho durante sua passagem pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, com o aprimoramento da performance da pasta. Somente na área de licenciamentos, houve, em 2023, um aumento no número de liberações da ordem de 110% em relação ao ano passado. “O servidor de carreira sabe o que tem de fazer e, com condições, ele mostra a sua capacidade”. Cechinato ainda deve responder pelo Meio Ambiente até o anúncio de um novo titular para o setor.

Ao lado da prefeita, estão o novo secretário José Osmar Ipê da Silva (D) e o novo diretor Fauze Cruz da Rosa (E)

MAIS MUDANÇAS

A Prefeita Helena também nomeou José Osmar Ipê da Silva como secretário de Segurança e Mobilidade Urbana. Comissário de polícia aposentado, advogado e secretário municipal em governos anteriores, José Osmar Ipê da Silva foi nomeado pela prefeita Helena Hermany como secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul. A portaria foi assinada também na manhã de segunda-feira, 27, no gabinete da prefeita, onde também foi oficializada a posse do servidor Fauze Cruz da Rosa como diretor da pasta.
“Uma pessoa acessível, de boa índole, muito respeitada pela comunidade e por seu lado religioso”, disse a prefeita a respeito do novo secretário, que recebe o compromisso de comandar uma das maiores e mais complexas secretarias do Município – encarregada pela gerência dos trabalhos da Guarda Municipal e de Trânsito, da Defesa Civil e outras atribuições.
As responsabilidades, porém, são de familiaridade ao secretário, que atuou nesta mesma função em 2020. Aposentado da Polícia Civil desde 2009, Ipê – como é popularmente conhecido -, já foi também secretário de Desenvolvimento Social, de 2009 a 2012, diretor de segurança e coordenador da Defesa Civil. É reconhecido como o primeiro vereador negro de Santa Cruz do Sul, eleito em 1992. Além disso, esteve à frente do FGTAS/Sine e atuou em escritório de advocacia.
“Tem minha confiança para dar seguimento ao trabalho intenso que nosso governo vem desenvolvendo na fiscalização de trânsito, na melhoria do transporte coletivo, de táxis e aplicativos, com a presença ostensiva da Guarda nos espaços públicos e coordenação das tecnologias instaladas por toda a cidade para garantir a segurança da nossa comunidade”, disse Helena, ao assinar a posse.
“Estou encarando como um novo desafio de minha carreira. Vim para somar e, com calma e serenidade, fazer um trabalho simples e bem feito”, declarou o secretário.
Foi designado como diretor de Segurança e Mobilidade Urbana o servidor municipal de carreira Fauze Cruz da Rosa. Cedido pelo Poder Legislativo ao executivo desde 2013, passou pela Secretaria Municipal de Saúde, Procuradoria-Geral do Município e outros setores da Prefeitura. De junho de 2022 até agora, atuou como agente de apoio administrativo na Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana.

Exonerações

Antes do anúncio dos novos secretários, ao longo da semana, foram exonerados pela Prefeitura, conforme informações da assessoria de comunicação do município, os quatro secretários afastados pela investigação do Ministério Público (MP) em Santa Cruz do Sul, durante a Operação Controle. O de Planejamento e Governança, Everton Oltramari, o de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, o de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Farias Martins, e o de Administração, Edemilson Cunha Severo.