Início Geral Déficit | Falta de médicos é discutida em reunião especial da Câmara

Déficit | Falta de médicos é discutida em reunião especial da Câmara

Executivo destacou que já há edital para a contratação de nove profissionais para a saúde básica

Foto: Fabrício Goulart
Vereadores discutiram questões encaminhadas pela população

Fabrício Goulart
[email protected]

A saúde básica em Santa Cruz do Sul foi tema de uma reunião especial da Câmara de Vereadores na última quarta-feira, dia 13, realizada no Plenário Vereador Nilton Garibaldi. Proposta pelo vereador Franscisco Carlos Smidt (PSDB), o Carlão, com subscrição de Leonel Garibaldi (Novo), o encontro discorreu, dentre outras coisas, sobre a falta de médicos nas unidades de saúde do município.


O encontro contou com a presença do secretário de Saúde e vice-prefeito, Elstor Desbessell, e integrantes da equipe que formam a pasta. Na oportunidade, o vereador tucano elaborou algumas perguntas de questões encaminhadas pela comunidade, enquanto os dirigentes da saúde sanavam as dúvidas.


Os integrantes da pasta reconheceram um déficit na equipe médica do quadro municipal, por conta do programa Mais Médicos, que retirou do município 14 profissionais. Contudo, destacaram haver um rodízio de profissionais para atender à demanda da comunidade. “A boa notícia é que saiu um edital e vamos contar com nove novos médicos em breve”, observou o vice-prefeito.


Segundo informações repassadas pela secretaria, algumas das unidades têm agenda disponível para a próxima semana, e outras, não. Assim, embora tenham demanda reprimida, os representantes avaliam que as filas não são grandes no atendimento, com exceção à de exame de ecografia, necessário para vários outros procedimentos.


O vereador Carlão destacou que a reunião não tinha cunho de palanque eleitoral, servindo apenas para elucidar questões da área. A partir disso, pediu explicações para os atendimentos em urologia, algo que, segundo informações recebidas de eleitores, não estavam conseguindo. Como resposta, obteve que as consultas da especialidade são realizadas pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), não havendo disponibilidade no município.


No encontro, também houve a sugestão para o envio de uma moção de apoio para a implantação da referência em dermatologia no Hospital de Monte Alverne. Além disso, foi decidido pelo encaminhamento de uma moção de apoio para a instalação de referência de atendimento em Urologia no Hospital Regional de Rio Pardo.
O encontro teve a presença, também, dos vereadores Gerson Trevisan, Nicole Weber, Bruno Faller e Henrique Hermany. Integrantes do Conselho Municipal da Saúde também estiveram presentes.