Início Geral Câmara de Vereadores | Gerson Trevisan é eleito presidente

Câmara de Vereadores | Gerson Trevisan é eleito presidente

Posse automática vai acontecer no primeiro dia de janeiro de 2024

Trevisan junto o vice Jair Eich e os secretários Raul Fritsch e Cleber Perei

José Carlos Ferreira
[email protected]

A direção da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul em 2024 terá Gerson Luís Trevisan (PSDB) como presidente. Ele foi eleito na tarde de ontem com 16 votos favoráveis e uma abstenção, de Alberto Heck (PT), juntamente com o vice Jair Eich (Progressistas), 1º secretário Raul Fritsch (Republicanos) e 2º secretário Cleber Pereira (União Brasil). Assim, se completa o revezamento entre as maiores bancadas na presidência, estabelecido em acordo pluripartidário no começo da legislatura.
“Nos últimos dois meses, procuramos os colegas e falamos da importância da manutenção desse acordo, até porque era um processo novo para todos nós. Então, fico feliz e honrado pela confiança dos meus colegas, pelo apoio e sinceridade de todos comigo ao longo do tempo e por tudo aquilo que a gente construiu”, comentou Trevisan em entrevista coletiva logo depois da eleição.
A posse automática dos novos integrantes da mesa diretora da Câmara será em 1º de janeiro próximo. Trevisan assumiu o compromisso de manter a Casa como um dos parlamentos mais enxutos do Estado. “Vamos continuar perseguindo isso, resumindo em duas palavras que possuem um sentimento muito grande: democracia e transparência. Vamos procurar melhorar os dispositivos para que a população tenha mais acesso não só à divulgação do trabalho dos vereadores como também participarem cada vez mais da atuação do Poder Legislativo”, frisou.
Em 2024, ano de eleições municipais para a Câmara e à Prefeitura, a nova direção do parlamento terá, além das atividades rotineiras da Casa, desafios como iniciar a construção de uma sede própria, a fim de fugir dos altos custos com os aluguéis (em torno de R$ 620 mil por ano). “Nos próximos dias, tanto a presidente Bruna Molz (Republicanos) quanto nós, devemos lançar algum movimento com relação ao novo prédio, que será na Rua Marechal Deodoro com Sete de Setembro. Vamos continuar com esse projeto com muito vigor”, adiantou o próximo presidente, lembrando que já existem R$ 18 milhões destinados para esta finalidade.

Nicole e Daiton se unem ao Podemos

A segunda-feira na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul foi marcada também por outra novidade. Os vereadores Daiton Mergen e Nicole Gerske Weber anunciaram suas filiações ao Podemos. Ele deixa o MDB e ela sai do PTB, pelos quais foram eleitos em 2020. A mudança de Nicole já se formalizou porque houve a fusão do PTB com o Patriotas, enquanto Daiton ainda vai esperar pela janela partidária prevista para o período de 6 de março a 6 de abril do ano que vem.
A vereadora usou os espaços de expediente e comunicação de liderança para fazer o anúncio de ontem. “É um dia feliz, onde eu encerro as paradas na rua em que me perguntavam: ‘Para onde você vai, vereadora Nicole? Para qual partido você vai? Então é um dia de alívio para mim, um dia que fará parte, sim, de uma nova história na política de Santa Cruz do Sul, um dia que simboliza uma mudança muito grande na minha vida e na de outro colega. Mas, acima de tudo, significa o que queremos e podemos transformar na política de Santa Cruz, transformando a vida das pessoas”, frisou.
A parlamentar acentuou que um dos objetivos é construir o Podemos como uma das maiores legendas do município. “Contando com o apoio do presidente estadual Éverton Braz, que me fez o convite de presidir o partido, com o qual fiquei imensamente honrada e muito feliz e aceitei, pois o Podemos é um dos partidos que mais crescem no Estado e no Brasil. E acreditem, em Santa Cruz do Sul não será diferente. Já nasceremos grande, com dois vereadores e lideranças importantíssimas. Garanto que o nosso grupo será forte e unido. Seremos um partido ético e plural”, garantiu Nicole.