Início Geral Câmara de Santa Cruz | Gerson Trevisan lidera o Legislativo

Câmara de Santa Cruz | Gerson Trevisan lidera o Legislativo

Eleito dentro do acordo pluripartidário, tucano assumiu a presidência no primeiro dia do ano

Vereador sucede Bruna Molz no comando do parlamento santa-cruzense
Jacson Miguel Stülp

A virada do ano marcou o início a troca de gestão na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Gerson Luís Trevisan (PSDB) assumiu a presidência da Casa, sucedendo Bruna Jeanine Molz (Republicanos). Ele foi eleito pela maioria dos parlamentares – houve uma abstenção – no dia 18 de dezembro, na última reunião legislativa de 2023. A mudança estava prevista no acordo pluripartidário de rodízio na presidência entre as maiores bancadas, firmado no começo da atual legislatura.

Uma reunião de transição do cargo ocorreu no último dia 28. “Apesar de não existir um ato oficial de posse da nova presidência (a assunção é automática), foi importante conversar com o Gerson para inteirar de assuntos pertinentes ao andamento do Legislativo”, explicou Bruna Molz. Na segunda-feira, 8, a Comissão de Licitações fará a abertura das propostas do pregão da empresa que projetará a nova sede da Câmara, numa das primeiras ações de Trevisan na Presidência.

Outra pauta na mesa do novo presidente é quanto aos horários das reuniões deliberativas e das solenes da Câmara. Há pedidos de parlamentares e da comunidade para que flexibilização nas escalas da agenda, sob o argumento que mais pessoas possam acompanhar os debates no plenário. “Nós não chegamos num denominador comum naquilo que foi contextualizado por alguns colegas nessa questão. Já tivemos uma considerável ampliação do horário nas últimas reuniões do ano, passando o término das 19 para as 20 horas. Acredito que tenhamos que retomar essa discussão no retorno do recesso legislativo, porque isso envolve inclusive custos operacionais”, ponderou Trevisan.

Desde o dia 23 de dezembro, a Câmara de Vereadores encontra-se em recesso, período que seguirá até 1º do próximo mês. A primeira sessão ordinária do ano será no dia 5 de fevereiro, uma segunda-feira. Porém, durante esse período, é possível que a prefeita Helena Hermany (Progressistas) convoque o Legislativo para apreciar matérias de urgência, se necessário. Caso a chefe do Executivo Municipal tenha de se afastar do cargo, por viagem ou férias, Trevisan assumirá esse cargo, pois o vice-prefeito Elstor Desbessell |(Progressistas) está momentaneamente impedido de exercer a função.

Quem é

Servidor público do quadro da Polícia Civil, Gerson Luís Trevisan é natural de Santa Cruz do Sul e está em seu terceiro mandato como vereador. Tem formação em Licenciatura em Ciências Exatas, habilitação em Biologia e pós-graduação em Gestão em Segurança Pública, ambas pela Unisc; e curso superior de Inspetor de Polícia na Academia de Polícia/RS.
Trevisan atuou como secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer no mandato do prefeito José Alberto Wenzel (PSDB). Foi líder de governo na Câmara nessa mesma gestão e duas vezes na de Telmo Kirst (PSD). Comandou o Legislativo ao assumir a presidência entre 21 a 31 de dezembro de 2020 pelo falecimento de Kirst e a ida de Francisco Carlos Smidt para o cargo de chefe do Executivo.