Início Geral 39ª Oktoberfest | Mais de 130 mil pessoas no segundo período

39ª Oktoberfest | Mais de 130 mil pessoas no segundo período

Acumulado dos primeiros oito dias da Festa da Alegria reuniu acima de 280 mil visitantes

Público lotou pavilhões, eventos musicais, pontos de alimentação e ruas centrais
Rodrigo Assmann

Se em alguns anos a Oktoberfest já foi sinônimo de chuva e tempo instável, na 39ª edição está bem diferente. Dias ensolarados e de temperatura agradável foram fundamentais para o sucesso de público e consumo nos dois primeiros períodos da festa neste ano em Santa Cruz do Sul. De acordo com a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), até domingo, 20, o público acumulado superou 280 mil pessoas, que circularam pelo parque e pela cidade. A festa retorna nesta quinta-feira, 24, e encerrará no próximo domingo, 27.

No segundo período, o volume de público foi ampliado pelo Dia da Maturidade Ativa, na quinta, 17, quando mais de 20 mil idosos circularam durante todo o dia pelo Parque da Oktoberfest. Na sexta, 18, a gravação do DVD da Banda Corpo e Alma e o espetáculo nacional com a dupla Bruno & Marrone também atraíram um grande público à Arena de Shows. No sábado, 19, um dos artistas mais esperados: o cantor Luan Santana se apresentou para uma multidão de fãs, oriundos de diversas cidades do Estado. Fechando o segundo período, um domingo ensolarado, que reuniu 6 mil figurantes e cerca de 35 mil espectadores no desfile temático, no centro da cidade.

Consumo de bebidas

O chope e bebidas não alcoólicas também foram um ponto alto do segundo fim de semana de 39ª Oktoberfest. “Se no primeiro período nós dobramos o consumo de chope, água e refrigerantes, no segundo chegamos a um incremento de mais de 30% com relação ao mesmo período do ano passado. Vamos para o terceiro com a possibilidade de bater os nossos recordes”, projetou o presidente da Assemp, Ricardo Bartz. Durante esta semana, a entidade contabiliza também os volumes relativos ao consumo nos pontos de gastronomia.

A Rua Marechal Floriano foi mais uma vez palco do desfile temático da 39ª Oktoberfest. A manhã ensolarada de domingo alegrou ainda mais quem acompanhou a cultura alemã, representada na dança, na música e nos trajes típicos dos participantes, distribuídos em 12 carros alegóricos e 40 alas.

Esse segundo desfile contou a história dos imigrantes, celebrando o tema “Esperança, Fé, Plantar e Colher”. As quatro primeiras alegorias foram alusivas ao bicentenário da imigração alemã no Brasil e as oito seguintes à própria 39ª Oktoberfest, com destaque para os carros das soberanas – rainha Tatiane Caroline Voese D’Avila e princesas Nathalia Konzen da Silva e Karoline Ribeiro Klaus – e da família Fritz.

Encontro de Sociedades

O Parque da Oktoberfest foi palco, na tarde de sábado, do maior Encontro de Sociedades já realizado na festa, com mais de 80 grupos de várias localidades de Santa Cruz do Sul e de outros municípios do Vale do Rio Pardo. Exibindo suas bandeiras e trajes típicos, elas desfilaram do Pórtico ao Pavilhão Central, onde foi realizada uma solenidade, seguida de baile típico.
Inclusão

O Dia da Inclusão da 39ª Oktoberfest ocorre nesta quinta-feira, 24, quando há a liberação de acesso ao público neurodivergente, como pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), cegas e de baixa visão, e todas que são sensíveis a sons e ruídos altos. Nesta data, PCDs e acompanhantes têm ingresso gratuito, e nos demais dias ambos pagam meia-entrada, de acordo com as leis. Os portões do parque serão abertos às 14 horas na quinta-feira.