Abriu as portas nesta segunda-feira, 15, o primeiro Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos criado para atender crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade, moradoras da região norte da cidade. O novo Centro de Convivência, vinculado à Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), passa a receber 60 usuários entre 6 e 14 anos, oriundos do Bairro Renascença e adjacências, a maioria alunos da Emef Ferrugem e que frequentarão o local no contraturno escolar.
O início das atividades foi prestigiado pela prefeita Helena Hermany, que visitou o espaço pela manhã, conversou com as crianças e participou do lanche coletivo. “Trabalhei 25 anos no Banco do Brasil e sempre tive a preocupação de que meus filhos tivessem um bom acompanhamento enquanto eu estivesse trabalhando. Para que uma mãe saia de casa tranquila ela precisa saber que seus filhos estão sendo bem cuidados”, disse.
Enquanto permanecem no Centro, as crianças recebem lanche e almoço, a partir de cardápios elaborados pelas nutricionistas da prefeitura e com refeições preparadas na cozinha do local. Elas também participam de oficinas de judô, teatro, esporte e dança e de atividades voltada aos aspectos emocionais, com uma oficina específica sobre sentimentos. O objetivo da proposta é fortalecer as relações e os vínculos familiares e comunitários.
As atividades são desenvolvidas em um espaço de propriedade da Mitra Diocesana, situado na Rua Oscar Hugo Martins, nº 1149. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O local recebeu melhorias nos últimos dias com a instalação de um playground pela Central de Serviços e além das próprias instalações, a Emef Ferrugem também fará o empréstimo de materiais para mais atividades e colocará a quadra esportiva à disposição dos oficineiros.
A implantação do centro no Bairro Renascença é fruto da coalização de esforços envolvendo o Município, Aesca, Mitra Diocesana, Emef Ferrugem, lideranças políticas e comunidade. “Quando a gente soma esforços e estabelece parcerias em torno de um mesmo propósito, os resultados aparecem. Eu sempre digo que o melhor projeto é focado na prevenção, cada um que trabalha aqui tem uma responsabilidade muito grande e um lugar especial neste projeto”, ressaltou a prefeita.
Também visitando o novo centro, o vereador Raul Fritsch, liderança ativa na comunidade, parabenizou a administração pelo ineditismo do projeto na zona norte da cidade e disse que no futuro as crianças agradecerão pela iniciativa. “Este é o primeiro Centro de Convivência nesta região e com certeza não será o único. Aqui também temos carências e este Centro será um exemplo, assim como foi a creche Renascer, o posto Cohab Renascença, a escola, o asfalto, a ponte e tantas outras obras”, destacou.
Santa Cruz do Sul possui agora 12 Centros de Convivência que atendem aproximadamente 700 usuários. São eles: Aliança, Esmeralda, Beckemkamp, Bom Jesus, Santa Vitória, Faxinal, Margarida, Vale do Nazaré, Schultz, Santuário, Viver Bem e Renascença.