SARA ROHDE
[email protected]
O Tenente Coronel Valmir José dos Reis foi promovido oficialmente a Coronel do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo.
Só nos últimos quatro anos a segurança no município ficou em situação positiva, o que levou os santa-cruzenses a verem que a cidade está em boas mãos. Em novembro do ano passado, Reis foi honrado com duas medalhas, uma referente aos 180 anos da Brigada Militar no Rio Grande do Sul e a outra por Ordem do Mérito Policial Militar, devido a educação, qualidade de gestão e responsabilidade social.
São anos de atuação zelando pela segurança da comunidade.
O Coronel ingressou na Academia de Policia Militar como Cadete em 17 de fevereiro de 1987. Em 1990 foi declarado Aspirante a Oficial e em 1991 já foi promovido ao Posto de 2º Tenente. O currículo de Reis é extenso. Em 1993, o Coronel foi promovido a 1º Tenente e o cargo de Capitão veio em meados de junho do ano de 1998. No dia 6 de dezembro de 2004, o Coronel Reis se tornou oficialmente Major, neste cargo, Reis ficou 8 anos até se tornar, no dia 22 de junho, Tenente Coronel.
No dia 23 de fevereiro de 2018, Reis foi promovido oficialmente ao cargo de Coronel, onde atua como Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, com sede em Santa Cruz do Sul e abrangência em 31 municípios da região.
O Coronel Reis se especializou em vários seminários e palestras assim como recebeu várias condecorações, entre elas a Menção Honrosa do Lions Clube de Sobradinho, Moção de Louvor e Reconhecimento, Menção Honrosa da Prefeitura Municipal de Ibarama, Título de Cidadão Sobradinhense, Título de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul, além de diplomas e homenagens. Foram 24 medalhas de reconhecimento que o Coronel natural do interior de Sinimbu, da localidade de Pinhal Santo Antônio, recebeu nesses anos de profissão. Reis também desempenhou diversas funções de chefia e comandos destacados, entre eles na Casa Militar do Gabinete do Governador e no Comando-Geral. O Coronel também esteve à frente o 23º Batalhão de Polícia Militar, sendo o primeiro Major que comandou o Batalhão de Santa Cruz do Sul.
Para Reis, se tornar Coronel é o sonho de todo oficial que inicia carreira “é uma realização pessoal e profissional. Sempre gostei de estar no comando de tropa”, afirma. O Coronel Reis ressalta que a promoção lhe traz muita felicidade por estar no exercício da atividade em sua instituição. “Chegar no último posto da minha instituição fazendo o que gosto e estar com uma sociedade diferenciada como é a nossa região, eu quero dizer que me traz muita alegria”. Junto com a promoção do Coronel, o capitão Cristiano Marconatto foi oficializado como Major e como Tenente Coronel foi oficializado Giovani Paim Moresco.
Reis já escreveu três obras literárias, o ‘Plano de Segurança para Municípios: Com Fundamentos de Polícia Comunitária’; ‘Segurança Pública & Cidadania: Plano de Segurança para Unidades Policiais com Modelo de Engenho Pacificador’; e o ‘Plano de Segurança Pública: Ferramenta Prática da Polícia Comunitária’, além de ser autor de diversas obras e artigos sobre Polícia Comunitária.
Curso Superior de Formação de Oficiais, na Academia de Policia Militar;
Curso de Agentes de Socorros Urgentes, realizado no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros;
Curso Avançado de Administração Policial Militar, no Quartel da Academia de Polícia Militar da Brigada Militar;
Curso de Administração e Planejamento para redução de desastres;
Curso de Polícia Comunitária, Senasp;
Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública, Unisc.