Ana Souza – [email protected]
O estudo é inerente ao ser humano, pois é o único caminho que leva ao conhecimento e é por meio deste que o homem tem alcançado a evolução através dos tempos. Com estas palavras o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, explica a importância da educação. E nesta quinta-feira, 23, retornam à sala de aula mais de 25 mil estudantes da rede que abrange 18 municípios, em um total de 88 escolas e o Neeja Prisional – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Mário Quintana/Presídio de Venâncio Aires.
Um ano com muito otimismo, enfatiza o coordenador. “Embora tenhamos muito a trilhar, novos desafios chegam, porém, precisamos constantemente trazer junto a qualquer ação e atividade desenvolvida na escola, o grande compromisso com a aprendizagem dos nossos estudantes, o ano letivo de 2022 não foi um tempo suficiente para repor a grande perda de aprendizagem que os nossos estudantes tiveram. Temos que ter um olhar voltado ao estudante, trabalhar a habilidades dos diferentes objetos do conhecimento sem se afastar do socioemocional. Se empenhar para que todas as equipes diretivas juntamente com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação acolham muito bem os professores, funcionários e nossos estudantes para que tenhamos muito êxito e sucesso. Que todos os alunos tenham garantido o direito de aprender com dignidade, evitando qualquer desigualdade de oportunidade”.
Entre as novidades no ensino estadual para o ano letivo 2023 está a implementação do tempo integral no Ensino Médio. “A 6ª CRE terá cinco escolas de tempo integral, sendo o Colégio Estadual Professor Luiz Dourado e a Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, ambas de Santa Cruz do Sul. A Escola Estadual de Ensino Médio Biagio Soares Tarantino e Escola Estadual de Ensino Médio Fortaleza, de Rio Pardo e a Escola Estadual de Ensino Médio Gastão Bragatti Lepage, de Candelária.”
Melhorias nas escolas
Recentemente o governo do Estado divulgou como se dará as formas de intervenções no Cenário da Infraestrutura Escolar, levando em consideração as prioridades elencadas pelas escolas, realizando uma revisão das estruturas internas e novas formas de relacionamento entre obras-educação, tendo como objetivo uma gestão ágil e integrada, frisa o coordenadora. “Adotando metodologias de gerenciamento e monitoramento de projetos, visando mensurar e acompanhar em todos os níveis os resultados obtidos, buscando um alinhamento. A escola será vista em sua totalidade, não apenas por demandas separadas. O governo do Estado atuará em todo ambiente escolar, buscando resolver seus problemas de forma integrada, trabalhando de forma transversal e ouvindo a comunidade escolar.”
Ele lembra também que no âmbito pedagógico teremos o programa “Alfabetiza Tchê” que irá tratar a questões relacionadas a alfabetização de todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade certa é a meta do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização. Acontecem também as avaliações diagnósticas, através do programa “Avaliar é tri”, acompanhamento do Ensino Médio Gaúcho, o fortalecimento das Escolas Técnicos Profissionais, também É prioridade a “Formação pedagógica” dos professores que aconteceram nos dias 06 e 07, momento em que foi realizada a formação nas escolas com o objetivo de traçar estratégias para os estudos de recuperação, acolhida aos estudantes”.
De 13 a 17 deste mês os educadores também passaram pela segunda etapa de formação pedagógica e administrativa envolvendo diversas temáticas nas diferentes etapas de ensino, havendo continuidades das mesmas por todo ano letivo de 2023. “Tudo para que juntos possamos nos preparar para exercer aquilo que nós sabemos fazer com muito amor, que é despertar o desenvolvimento pleno dos estudantes em toda a sua capacidade. Está acontecendo também no ano de 2023 a reestruturação do Núcleo de Saúde e Bem-Estar Escolar onde integram-se os programas Cipave e PSE (Programa Saúde na Escola), com profissionais nomeados para a Secretaria de Educação na área de Serviço Social e Psicólogos, atuando juntos, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), coordenadorias e escolas, realizando ações de acolhiamento, através de uma escuta qualificada e sensível ao estudante e comunidade escolar, principalmente neste momento no acompanhamento constante dos estudantes em busca ativa.”
EVASÃO ESCOLAR
Com o objetivo de minimizar a evasão escolar e fortalecer a permanência do aluno em sala de aula, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), juntamente com as Coordenadorias Regionais de Educação vem orientando e trabalhando junto as escolas o programa de “Estudos de Recuperação”. “Sabedores dos grandes desafios principalmente advindos, pós pandemia, as escolas estaduais realizaram, juntamente com a Seduc e coordenadorias, entre os dias 8 e 17, os “Estudos de Recuperação”. A iniciativa visa oferecer um plano de estudos para que os alunos possam, de forma individualizada e acompanhados por professores e equipes pedagógicas recuperar as habilidades estruturantes necessárias para a continuidade da vida escolar e avanço de ano letivo. A ação envolve atividades diferenciadas, utilizando os diversos recursos e instrumentos avaliativos de aprendizagem e as mais variadas práticas, que serão ofertadas aos alunos que apresentaram resultado inferior à média anual ou com frequência menor que 75%”, explica.
O coordenador encerra destacando a importância advinda do aprendizado. “A educação instrui o homem culturalmente, agindo de forma positiva em suas transformações, principalmente, no estado físico, moral e também intelectual. A educação é o cerne do desenvolvimento social, pois institui um processo de desenvolvimento individual próprio à condição humana, esta, enquanto direito fundamental, e a escola, como espaço de proteção social quando há o reconhecimento da educação enquanto herança cultural, o indivíduo torna-se capaz de deter padrões formativos e cognitivos que possibilitam maior participação social. Resguardar o direito à educação visa à formação de cidadãos que indaguem, questionem, construam, descubram, em uma forma contínua de aprendizado, indo além de uma educação engessada, o estudante passa a ser o grande protagonista, o foco não mais é nos conteúdos e sim a aprendizagem”.
“A escola está bem preparada”
“Mais um ano letivo começa e mais um ano desafiador, pois estamos no segundo ano do novo ensino médio e vivenciando a implementação das trilhas. Estamos dando continuidade em que os alunos são protagonistas gerando oportunidade de escolher qual é a trilha e o caminho que quer seguir. Este ano serão cinco turmas que escolheram a área da saúde, uma escolheu linguagem e a outra turma optou pela educação financeira. Querendo ou não é mais um desafio para a direção. Na parte pedagógica os professores também estão se preparando para lecionar esses componentes das trilhas para trazer todas as informações e inovação para a sala de aula.
A escola está bem preparada, com vários planejamentos pedagógicos durante o ano, criativos e inovadores, que oportunizam os estudantes a mostrarem o que eles tem de talentos. Sejam culturais ou científicos, e queremos sim, desafiar os nossos estudantes a serem os principais protagonistas do nosso saber, do modo diferente de aprender. Que possamos dar um norte e um sul, que eles realmente possam desenvolver algo para surpreender. É esse trabalho que a escola vem querendo incentivar e dar um toque especial, e que a partir dai eles possam se redescobrir.
A escola para o ano fez inúmeras melhorias. Buscamos algo novo, de revitalização do nosso pátio, colocamos duas salas ao ar livre, pergolados, espaço com deck para que eles possam ter um momento de descanso, uma quadra totalmente pedagógica, pinturas na sala de aula, inovações na parte interna, em alguns setores e estamos buscando um projeto novo e inovador para implantar na nossa escola. Claro que a questão pedagógica também nos preocupa muito e queremos incentivar os estudantes a aprender de uma maneira diferente e que eles possam realmente buscar com todo esse incentivo o sucesso”, Janaína Venzon, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira.