Pastor Gilmar Harnich – Esmeralda
“Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio.” Salmo 90.12
Anos! Como os anos passam rápido. Quando olhamos para trás vemos como que dois rastros, um bom e um ruim. Ou seja, vemos os bons momentos vividos, e vemos os momentos ruins. Qual período foi o melhor? Com certeza os bons momentos. Eu penso que os melhores momentos foram os ruins. São os momentos ruins que me ensinam, que fazem amadurecer, que me fazem crescer. Esta conclusão está baseada em muitos personagens bíblicos que após terem passado por um período difícil modificaram seu jeito de ser, pensar e agir. Sempre ouço as pessoas mais velhas dizerem que “quando somos novos, tudo o que queremos é ganhar dinheiro, mas quando estamos velhos vemos que o mais importante é ter ficado mais com os filhos, com a esposa, etc.” Dizem que precisamos viver para aprender. Na verdade, precisamos aprender a viver.
Mais um dia de vida – que maravilhoso é poder meditar sobre a nossa vida. Precisamos meditar sobre a vida nos bons e maus momentos. Muitos só meditam sobre ela quando perdem um ente querido, quando estão a ponto de perder a sua própria vida. Eis a chance que Deus nos dá para refletir sobre a vida que ele, Deus nos dá. E Ele quer que vivamos bem a nossa vida. Vivamos nossa vida responsavelmente, usufruindo dos bons e superando os maus momentos. Deus quer que “vivamos unidos com todos os irmãos” (Sl 133.1). Ele deseja que nessa vida “amemos nosso próximo,” e ele quer também que coloquemos tudo nas mãos dele, por isso Jesus diz: “não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mt 6.25). Jesus valoriza a vida, morreu para nos dar a vida eterna, pois a nossa vida não se resume a essa vida. Que nessa nossa vida tão curta e passageira, saibamos aproveitar a Palavra de Deus, os momentos de estudo e reflexão, os conselhos de Deus, como diz Salomão: “Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida;” (Pv 6.23).
Moisés está pedindo para que todos aprendam esse ensinamento: “que todos saibam que a vida é breve, e que tenhamos corações sensatos, entendidos, e que nos preparemos a cada novo dia para o nosso encontro com Deus”. E para os que estão em Cristo o encontro com Deus será um encontro de alegria por toda a eternidade.
Programação para o final de semana. Sábado cultos: 19h Centro; 19h Varzea; 19 h Esmeralda. Domingo: 9h Centro; 9h Reserva; 9h Cohab.