Ana Souza
[email protected]
Cuidar do meio ambiente deve ser uma ação diária e consciente do ser humano. Por isso que existe uma data magna, o 5 de junho, transcorrido no último domingo, para lembrar esse compromisso que é de todos. E no mês alusivo aos cuidados ambientais se ressalta a dedicação com o que o Viveiro Agroflorestal da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) trata o assunto. A equipe é composta por engenheiro florestal e colaboradores capacitados.
Localizado no Centro de Difusão Agropecuária, em Rio Pardo, o Viveiro produz anualmente 1,57 milhão de mudas florestais, entre elas eucalipto, nativas, ornamentais, essências exóticas e pinus. Além dessas, 230 mil mudas agrícolas, tais como batata-doce dos cultivares BRS Amélia, Cuia e Rubissol, e capins BRS Kurumi e Capiaçu. Os cuidados são essenciais, por isso se prioriza o uso de sementes com qualidade genética e de plantares produzidos pela Embrapa e Planflora Mudas Florestais.
O Viveiro completa 35 anos em 2022, com valorização do plantio de mudas. “O Viveiro nasceu da preocupação da entidade com as questões ambientais, tanto sobre o aspecto da vegetação nativa, quanto o reflorestamento com cunho energético, para restabelecer a base florestal, pois atualmente os fumicultores dependem de uma área bem interessante e que dê segurança para a cura do tabaco”, destaca o gerente de Produção Agroflorestal da Afubra, Juarez Pedroso Filho.
As atividades nos canteiros focam nas campanhas de educação ambiental, no projeto Verde é Vida e nas entidades onde a Afubra está inserida. “Dispomos de uma propriedade de 4 hectares de viveiro, com toda a infraestrutura necessária para a produção de mudas. Esta é uma grande, duradoura e ininterrupta ação consistente de valorização ao meio ambiente, na qual a Afubra foca. Trabalhamos com mais de 70 espécies diferentes ao ano”, reforça Juarez.
As cultivares de capim são produzidas e comercializadas durante todo o ano, enquanto que as vendas de mudas de eucalipto e de batata-doce ocorrem entre agosto e outubro, período recomendado para plantio. As mudas podem ser encomendadas nas lojas Afubra do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná ou adquiridas diretamente no Viveiro Agroflorestal.
HISTÓRIA
A Afubra criou o Viveiro Agroflorestal, para abastecimento energético a cura do tabaco, preservação de florestas, possibilitar novas fontes de renda aos produtores rurais e aprimorar os projetos de educação ambiental da entidade. Na época, tinha apenas a produção de nativas e exóticas. Desde 2010, passou a trabalhar com mudas agrícolas: inicialmente as de batata-doce e, depois, as de forrageiras das cultivares BRS Kurumi e Capiaçu. Em 2017, iniciou a produção clonal de mudas de eucalipto da cultivar Eucalyptus grandis Planflora GPC 23, material que proporciona madeira de qualidade e biomassa. Desde sua fundação, o Viveiro já produziu mais de 52 milhões de mudas, entre espécies exóticas e nativas.
Os números do Viveiro da Afubra
• 35 anos de existência
• Mais de 52 milhões de mudas produzidas, entre espécies exóticas e nativas
• 1,5 milhão de produção anual de mudas florestais e exóticas
• 100 mil mudas nativas anuais
• 160 mil mudas de batata-doce anuais
• 80 mil mudas de capim anuais
• 4 hectares de canteiros, com toda a infraestrutura necessária para a produção de mudas