Com gol do meia Maurício no finalzinho do primeiro tempo, o Avenida derrotou o Santa Cruz no clássico Ave-Cruz realizado neste domingo, 23 de abril, no Estádio dos Plátanos, pela Divisão de Acesso (o Santa Cruz sofreu a expulsão do jogador Rafinha no segundo tempo). Com o placar de 1 a 0 do Periquito sobre o Galo no jogo que começou às 11h da manhã, a situação das equipes ficou totalmente oposta na tabela de classificação do Grupo A. O Avenida lidera a chave com 19 pontos, e o Santa Cruz é oitavo colocado (lanterna) com 11 unidades.
Faltando três rodadas para o fim da primeira fase, o Avenida procura ficar na primeira ou segunda posição para obter vantagem no mata-mata, podendo decidir em casa. Por outro lado, o Santa Cruz está na lanterna, posição que rebaixa para a Terceira Divisão. O objetivo do Galo é não ficar na última posição ao final da primeira fase, pois o lanterna será rebaixado.
Quarta-feira, dia 26 de abril, o Avenida recebe o Guarany de Bagé no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. No mesmo dia, está marcado o confronto entre Inter/SM e Santa Cruz, no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria.
Na rodada seguinte, que será a penúltima da primeira fase, o Avenida enfrenta o Aimoré em São Leopoldo, e o Santa Cruz recebe o São Gabriel nos Plátanos. Na última rodada, o Avenida joga contra o Pelotas nos Eucaliptos, e o Galo tem clássico regional contra o Guarani em Venâncio Aires.
Na classificação, o Avenida está dois pontos à frente do Aimoré e do Guarani/VA, que dividem a vice-liderança com 17 pontos. O Santa Cruz possui a mesma pontuação do Guarany/BA e do São Gabriel (11 pontos), mas o Galo é último colocado nos critérios de desempate.