Suilan Conrado
[email protected]
Na manhã desta quarta-feira, 17, a empresa processadora de tabaco Japan Tobacco International, a JTI, abriu suas portas à imprensa regional com o objetivo de possibilitar à população, através dos meios de comunicação, conhecer um pouco mais sobre os rigorosos processos aos quais o fumo em folha é submetido.
Fotos: Rolf Steinhaus
Tour guiado por dirigentes da empresa na manhã desta quarta-feira,17, possibilitou conhecer o rigoroso processo pelo qual o fumo em folha é submetido
Instalada em Santa Cruz do Sul desde 2009, a fumageira japonesa emprega na cidade mais de 1500 trabalhadores e funciona 24 horas por dia no período de safra, que ocorre de março a outubro.
Conforme o gerente de exportação e vendas Donato Mohr, um dos dirigentes que guiou a visita, a JTI recebe fumo dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para processar na unidade de Santa Cruz, que passou a operar de forma totalmente automatizada este ano, agilizando o processo com o fumo e contribuindo com a saúde dos funcionários.
A unidade da JTI em Santa Cruz opera de forma totalmente automatizada
Mohr destaca ainda a forte relação da empresa com seus fornecedores. Os agricultores dos três Estados do Sul, seguem normas estabelecidas pela JTI no cultivo do tabaco, garantindo folhas de qualidade.
Durante o tour, foi possível observar o quanto a fumageira preza pela segurança de seus empregados, seguindo todas as normas legais e inclusive, padrões internacionais de segurança como o japonês 5S3R, que visa minimizar os acidentes de trabalho.,
ESQUEMA DE PROCESSAMENTO
Antes da visita às dependências de produção da JTI, o gerente de Assuntos Corporativos, Flávio Goulart, expôs de forma simples, as três principais etapas do fumo na empresa. O primeiro deles é a ‘compra’ do fumo, que em seguida passa pelo ‘processamento’ e posteriormente a ‘logística’.
Gerente de Assuntos Corporativos, Flávio Goulart: o fumo passa por etapas rigorosas
COMPRA
Recebimento do fumo – compra – classificação interna – remontagem – estoque do fumo cru
PROCESSAMENTO
Processamento-alimentação(mistura)-selecionamento-debulhação e separação-secagem-embalamento
LOGÍSTICA
Resfriamento-estoque-produto acabado-fumigação-estufagem e expedição-exportagem
Cumpridas todas estas rigorosas etapas, que são inspecionadas por profissionais do início ao fim, o fumo está pronto para ser exportado para o mundo.
EMPRESA
A origem da JTI foi em 1985, com a criação da JT. Quatorze anos mais tarde, em 1999, a fumageira adquire as operações da R.J. Reynolds, fundando a JTI.
Em 2007, mais uma aquisição. A Gallaher passa a integrar a JTI, duplicando o tamanho de seu negócio.
Já em 2009, a empresa adquire empreendimentos de folhas de tabaco em Santa Cruz, e passa a fortalecer a relação com os produtores, fornecendo suporte e segurança, além de garantir o fornecimento de folhas de tabaco de alta qualidade.
Em 2011 e 2012, novas parcerias no mercado europeu, reforçam a consolidação da empresa no mercado mundial do tabaco.
A JTI emprega mais de 1500 pessoas em Santa Cruz do Sul