Início Especiais Vice-diretora da Educar-se fala sobre o fascínio pela profissão

Vice-diretora da Educar-se fala sobre o fascínio pela profissão

Cristiane Iserhard Machado, vice-diretora da Educar-se,  afirma que ̩ apaixonada por sua profisṣo

 

VAGNER CERENTINI
[email protected]

Uma profissão rica, engrandecedora, é difícil achar somente uma definição, a única certeza que se tem a respeito dela é que todos os que atuam na área são muito gratos ao que ela traz. Estamos falando da pessoa que nos ensina, nos torna melhores, nos faz crescer e amadurecer, ver o mundo de uma maneira diferente. Sim, estamos falando do professor. 

Cristiane Iserhard Machado, vice-diretora da Educar-se, trabalha na educação há 18 anos e afirma que é apaixonada por sua profissão. “Sou professora há vários anos e é maravilhoso, sou fascinada pela profissão, desde a época em que eu era estudante admirava muito meus professores”, comenta. 

Natural de Rio Pardo, a vice-diretora diz ter vindo de uma família de professores. “Tive vários professores na minha família, meus avós, tios e também minha mãe, isso me influenciou muito na escolha da minha profissão”, explica.
“Quando escolhi minha profissão, fiz o magistério e mais tarde cursei letras na Unisc. Por todos os lugares que passei, tive professores maravilhosos, por isso sempre busquei ser uma estudante dedicada”, disse Cristiane.
“Escolhi o curso de Letras porque tive professores que me encantaram com a língua portuguesa, a linguagem para mim é o primeiro canal de acesso ao estudante. Eu sempre apreciei muito a questão da fala e da escrita, o mundo da leitura é fascinante.”

Ela conta que trabalhou em Pantano Grande e Rio Pardo e mais tarde veio para Santa Cruz do Sul. “Iniciei aqui na Educar-se dando aula para a segunda série, foi motivo de muita alegria dar aula para as séries iniciais, poder ver as crianças aprendendo é muito gratificante.”

“Ainda trabalhei com o ensino médio onde é outro tipo de linguagem, alunos que foram meus na segunda série tiveram aula comigo novamente e foi muito legal ver o amadurecimento, ver quais foram as mudanças, todo o ciclo se completando”, conta a vice-diretora.

Segundo Cristiane, um professor sempre se pergunta como que ele vai fazer para que o aluno se encante por sua aula. “Queremos sentir que os alunos estão gostando de vir para nossa aula, que estão sentindo-se inseridos no contexto que está sendo passado, é muito bom a ligação entre aluno e professor.” Além de professora, coordenadora e vice-diretora, Cristiane trabalhou na Educação de Jovens e Adultos (EJA),foi diretora da Educar-se e professora no ensino técnico do Cepru. “Sempre me mantive inserida na sala de aula”, ressalta.

Em relação à profissão, ela fala que ser professor é ter muita responsabilidade. “O papel do educador é intenso, temos que fazer nosso trabalho com uma entrega muito grande, nos dedicar, estudar, aprender para melhor ensinar, ser professor é viver a profissão em tempo integral”, afirma. “Eu não sei qual seria a minha profissão se eu não fosse professora”, revela Cristiane.