A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão ordinária nessa segunda-feira, 8, quando foram aprovados quatro projetos. Durante a sessão foi realizada a entrega de um buquê de flores às vereadoras presentes pelo presidente Ilário Keller – Bruna Molz, Nicole Weber, Sandra da Silva dos Santos, Dieni Berté Schwendler e Voni Crestani.
De autoria da vereadora Nicole Weber (PTB) foi aprovado o projeto que visa a proteção às mulheres em bares, casas de shows, restaurantes e similares. Já de autoria do Executivo, foram aprovados os projetos que o programa de recuperação de renda e autoriza a subsidiar juros e júris encargos financeiros. Também o que autoriza a firmação de convênio de cooperação técnica e financeira com a Associação de Garantia de Crédito da Serra Gaúcha – RS Garanti. Ambos esses projetos tem o objetivo oferecer crédito às empresas impactadas pela pandemia.
Por fim, foi aprovada a abertura de créditos especiais no montante de R$ 755.722,00 para custear despesas da Secretaria Municipal da Agricultura e da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, que tratam da aplicação de recursos referentes a emendas parlamentares.
Informação
Ainda foram aprovados os seguintes requerimentos: Nicole Weber ingressou com pedido de informação questionando os critérios adotados para funcionamento de certos estabelecimentos. Dianefer Berté Schwendler requer informações sobre os servidores da Prefeitura que contraíram a doença covid-19.
Henrique Hermany (Progressistas) indica à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério de Saúde a inclusão dos profissionais da educação nos grupos de risco prioritários de vacinação contra a Covid-19.
A vereadora Bruna Molz (Republicanos) requer a criação de um itinerário de ônibus que passe defronte ao Hospital Veterinário.
Nicole Weber requer a retirada de cascalhos e outras melhorias na Rua Armindo Olympio Zimmer, o nivelamento, recapeamento asfáltico e melhoria no passeio público na confluência da Rua Petrópolis com a Rua Teresópolis, a colocação do passeio público no Corredor Schuster, a substituição de lâmpadas na Rua 25 de Julho e na Rua Dona Miriam, ainda a limpeza e reparação de danos no asfalto da Rua Felipe Jacobus Filho.
Gerson Trevisan indica a adesão ao Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional Casa Verde e Amarela, a eliminação do Mosquito Borrachudo, a implantação de bueiro próximo à confluência da Rua São Gabriel com a Travessa São Gabriel, também indica à RGE Sul Distribuidora de Energia S/A a melhoria na energia elétrica de Linha Áustria.
O vereador Daiton Mergen (MDB) requer a implantação de travessia elevada próximo ao Colégio Mauá. Jair Eich (Progressistas) requer a limpeza em boca de lobo da Rua Campo Sales. Dianefer Berté Schwendler requer a pavimentação das ruas Viamão, Ibirubá e Ivoti.
Rodrigo Rabuske (PTB) indica a ampliação de iluminação pública em Linha Seival, a roçada nas laterais da Rua José Arlindo Zimmer. Tambem requer à Secretaria de Logística e Transportes do Estado a execução de melhorias no pavimento do Viaduto Fritz e Frida, a manutenção na RSC 287 entre Linha Pinheiral até o Mercado Schuster, a colocação do passeio público nas ruas Ver. Ivo Cláudio Weigel, Imperatriz Amélia Augusta e Imperatriz Maria Leopoldinta, a reabertura de bueiro na Av. Prefeito Orlando Oscar Baumhardt.
Sérgio Moraes (PTB) requer melhorias na estrada velha de Rio Pardinho, a execução de limpeza e desobstrução dos bueiros nas ruas Avelino dos Santos e Adolfo Pritsch, a instalação de redutores de velocidade na Rua Girassol, a contratação de Médico para o Posto de Saúde Gaspar Bartholomay.
Francisco Carlos Smidt (PTB) requer o patrolamento da Rua Eugênio Carlos Iserhardt. Eliseu Pereira (MDB) requer a Implantação de restaurante popular.