Início Política Vereadores aprovam decreto de emergência em saúde pública

Vereadores aprovam decreto de emergência em saúde pública

Sess‹o extraordin‡ria da C‰mara de Vereadores de Santa Cruz do Sul avaliou projeto de decreto de emergncia

 

Os vereadores de Santa Cruz do Sul realizaram no final da manhã desta quinta-feira, dia 11, uma sessão extraordinária, na qual votaram o projeto de decreto de emergência em saúde pública oriunda do Poder Executivo. O mesmo visa intensificar as ações da Prefeitura em prol da realização de ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus. O projeto de decreto foi aprovado por unanimidade. 

A determinação surge com base na descoberta do primeiro foco de larvas do mosquito encontrado no município este ano. O decreto, que também está em conformidade com a Medida Provisória adotada no fim do mês passado pelo Ministério da Saúde, possibilita um aumento no trabalho de prevenção que está sendo realizado no município. 

Os vereadores destacaram a importância da realização dessas ações no município, já que foi encontrado um foco do mosquito na semana passada. O vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) destacou que o Governo Federal deveria repassar aos municípios um aporte de recursos para a realização de ações preventivas. åÒÉ nos municípios que as coisas acontecem onde a população acorre quando precisa de ajudaåÓ, destacou.

O vereador Alberto Heck (PT) apontou para a necessidade do Poder Público realizar ações de conscientização para a população auxiliar no combate ao mosquito, mesma tese defendida pelo vereador Hilo Ney Caspary (PP). Este sugeriu que o município realize imediatamente publicações alertando a população sobre os cuidados para combater o transmissor.

O vereador e líder do Governo, Edmar Hermany (PP), disse é autor da lei complementar 581, que estabelece normas e sanções para atos lesivos à limpeza pública. A mesma estabelece o que são atos lesivos à saúde pública e estabelece sansões. åÒE sei que nos bairros o município realiza limpezas periódicas, onde é tirado um grande número de lixo e entulho, o que em parte contribui para o aparecimento de mosquitosåÓ, destacou. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul