O vereador Leonel Garibaldi (NOVO) protocolou nesta quarta-feira, 10, um pedido de indicação ao Executivo Municipal que haja a prorrogação do prazo de pagamento da cota única e também da primeira parcela, no caso da modalidade de parcelamento, do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A indicação vai a votação na próxima reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, que ocorre na segunda-feira, 15.
Ele salienta que devido às restrições abruptas impostas na área econômica, espera que as perdas sejam minimamente compensadas pelo Poder Público. “Por isso, por meio desta indicação, venho requerer um maior prazo para pagamento do IPTU, ISSQN, e também da tarifa da água. Entendemos o momento crítico pelo qual o estado passa, e esperamos sensibilidade do Município para com os trabalhadores e empreendedores, por conta da impossibilidade de proverem seu sustento”, justifica o vereador.
Santa Cruz do Sul segue com o comércio não essencial fechado, conforme as regras da bandeira preta decretada pelo governador Eduardo Leite, desde o dia 27 de fevereiro.
Garibaldi ainda reitera que está se iniciando um movimento pela suspensão do pagamento de impostos por parte das empresas. “Não é justo que somente o setor privado pague a conta, enquanto o governo segue aumentando impostos e com suas receitas intactas”, cita. Ele destaca que outros municípios brasileiros já tomaram medidas semelhantes. Venâncio Aires, por exemplo, prorrogou o prazo de pagamento da primeira parcela do IPTU para o mês de novembro e Teresina, no Piauí, prorrogou até dezembro.