Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Fomentar a prática esportiva em uma estrutura adequada. É com este propósito que o vereador Cléber dos Santos Pereira (DEM) apresentou na última segunda, 8, durante a sessão ordinária da Câmara, o programa ‘Brasil em Campo’, desenvolvido pelo Governo Federal, como indicação para que o Município possa aderir ao projeto e realizar o investimento. O pedido do vereador foi aprovado por unanimidade.
Pereira explica que o programa trata de uma parceria entre os governos federal e municipal para a construção de uma moderna estrutura esportiva e paradesportiva, com livre acesso a toda a população. “A ideia do projeto é potencializar Santa Cruz na área esportiva”, frisou o vereador. Ele destaca que seu gabinete já fez os primeiros contatos com a assessoria do ministro Onyx Lorenzoni (DEM), do Ministério da Cidadania e recebeu a confirmação para seguir adiante com a implantação do projeto no Município.
“Apresentei a ideia ao Eduardo Maciel, assessor que levou o projeto ao conhecimento da prefeita Helena Hermany. Recebi, de forma informal, que a prefeita havia gostado da ideia. Realizamos a indicação para que o executivo providencie os demais trâmites para aderir ao programa”, disse o vereador.
O programa ‘Brasil em Campo’ prevê a criação de infraestrutura esportiva e paradesportiva em todo o território nacional, a fim de democratizar o livre acesso a atividades físicas de qualidade, promover cidadania e unir as pessoas, inspirando-as a superarem seus próprios limites e transformarem suas vidas.
O programa conta com ações federais, municipais e da iniciativa privada. Os municípios interessados devem fornecer os terrenos de 24 mil metros quadrados já terraplanados, cercados e iluminados. A construção da estrutura, que custará cerca de R$ 1,2 milhão, será feita com verbas de emendas parlamentares e será de responsabilidade do Ministério da Cidadania. As obras tem previsão estimada de serem executadas em 100 dias.
Após ser concluído, o projeto ficará a cargo das gestões locais e empresas interessadas em explorar o espaço, que será compartilhado com turnos escolares de segunda a sábado. “O contrato, a princípio, será de cinco anos. Ao final, o Governo Federal fará a inspeção e análise. Se o equipamento estiver em perfeito estado de conservação, imediatamente, a União transferirá todo equipamento e gestão para o município”, pontuou Onix Lorenzoni, ministro da Cidadania, durante a apresentação do projeto, em 7 de outubro do ano passado.
O projeto do programa conta com um campo de futebol oficial de 105m x 68m, com grama sintética; três quadras poliesportivas; uma pista oficial de atletismo; uma cancha de bocha paraolímpica; duas quadras de areia; uma academia ao ar livre; uma área para recreação infantil; um pórtico de entrada; um vestiário feminino e um masculino; um módulo para administração; um módulo para lanchonete e um módulo para loja.
Em Santa Cruz, Pereira sugere que o complexo seja construído dentro da área do Parque da Oktoberfest, mas que caberá ao executivo definir o local. “Com este projeto poderemos ter um centro olímpico em Santa Cruz, e com a estrutura no Parque da Oktoberfest não haverá um custo de manutenção adicional pela área ter o espaço e já estar estruturada”, frisou o vereador. A indicação foi encaminhada ao gabinete da prefeita para que o município desenvolva o projeto e avalie a adesão ao programa federal.