Iniciou no dia 14 e se estendeu até o dia 26 deste mês de julho o projeto VER-SUS/Brasil. A proposta é do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Colaborativa de Governo/UFRGS, com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). O projeto proporciona estágios de vivência no Sistema Único de Saúde (SUS), para que estudantes universitários tenham a oportunidade de vivenciarem a realidade do SUS e assim se qualifiquem para atuarem no sistema de saúde.
Nessa edição participaram 22 estudantes dos cursos de Administração, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Serviço Social, da Unisc, da Univates e da URI de Santiago.
Foram realizadas visitas nos serviços de saúde, assistência social e movimentos sociais de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Vale do Sol.
Os estágios e vivências constituem dispositivos que permitem aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população.
O projeto VER-SUS/Brasil tem como objetivo estimular a formação de trabalhadores para o SUS, embasados pelos princípios e diretrizes do SUS e que estes se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações, fortalecendo o Protagonismo Estudantil.