Dom Canísio Klaus*
No domingo, dia 20 de janeiro, Venâncio Aires vai concluir três dias de festa em homenagem a São Sebastião Mártir, padroeiro da paróquia e do município. Vai ser a 137ª vez que o povo local vai comemorar em torno do mártir dos primórdios do cristianismo, que deu a vida para não trair a fé abraçada no dia do seu batismo.
Celebrar o padroeiro é algo importante para as comunidades. Serve para recordar e celebrar a história das comunidades, unir as pessoas, confraternizar com quem professa a mesma fé e firmar uma identidade. Serve também para aprofundar aspectos importantes dos santos que são invocados como os anjos protetores das comunidades cristãs.
Existem muitas formas de celebrar o padroeiro. Algumas comunidades promovem novenas, outras promovem tríduos, outras, como Venâncio Aires, promovem trezenas de oração e peregrinações com a imagem do padroeiro por todas as comunidades da paróquia, além da procissão com a imagem pelas ruas da cidade. O que é comum às comunidades que celebram o seu padroeiro é a solene celebração da eucaristia ou da palavra no dia consagrado ao santo com promessas e devoções. Muitas delas também promovem festas com comidas típicas, bebida, música e divertimentos.
A festa de São Sebastião Mártir de Venâncio Aires integra os dois grandes temas que acompanham a Igreja Católica no Brasil em 2013. Ao mesmo tempo em que marca o Ano da Fé também incentiva os jovens a assumirem o seu batismo e se engajarem na Campanha da Fraternidade e na Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer no mês de julho, na cidade do Rio de Janeiro. O tema que está sendo refletido e rezado na paróquia, desde outubro de 2012, expressa bem o que estamos falando: “São Sebastião Mártir: contigo assumo a missão de jovem cristão”!
Mais do que qualquer outro grupo etário, os jovens estão sendo convidados a darem testemunho da sua fé, inspirados na dinamicidade do soldado romano Sebastião que, ao enfrentar as flechadas inimigas com destemor, ajudou a abrir as portas da fé a muitos homens e mulheres que o seguiram no martírio e na missão.
Que as celebrações da 137ª Festa de São Sebastião Mártir sirvam para firmar o povo de Venâncio Aires na sua fé e motivem muitos jovens a um decidido seguimento de Jesus Cristo. Que a partir de Venâncio Aires as comunidades se convençam da importância de celebrar o seu padroeiro, aproveitando as comemorações que acontecerem dentro do Ano da Fé para renovarem os seus compromissos batismais, são os meus mais sinceros desejos e votos.
Oremos: “Dai-nos, ó Deus, o espírito de fortaleza, para que, sustentados pelo exemplo de São Sebastião, vosso glorioso mártir, possamos aprender com ele a obedecer mais a Vós que aos homens, colaborando assim na construção do Vosso Reino. Amém”!
*Bispo Diocesano