Lucca Herzog
[email protected]
Na noite de segunda-feira, 12, o público já pôde conferir uma mostra da nova edição do festival Jazz and Blues. O show do Ras Vicente Quarteto marcou o lançamento do evento na Hbier pub, depois do grande sucesso da primeira edição, realizada no final de setembro de 2023, o Santa Cruz Jazz and blues chega à sua segunda edição, trazendo a cidade de Santa Cruz do Sul, em três dias de festival, uma produção nacional e internacional de jazz e blues. A Segunda edição do Festival será de 30 de agosto ao 1º de setembro, na Praça da Cultura.
Serão três dias de shows, com nove atrações e apresentações ao ar livre, junto a Praça da Cultura, numa estrutura montada especialmente para o evento, que contemplará serviços de bebidas e alimentação. Além do jazz e do blues, uma Oficina de Choro, com o professor Mathias Pinto, é uma das novidades.
“Para a seleção dos artistas, buscamos um equilíbrio entre talentos emergentes e nomes já consagrados no cenário musical”, explicou Luciano Medina, um dos organizadores do evento. “A curadoria artística, realizada pelo Carlos Branco – Branco Produções, foi mais ousada, com a inclusão de novas sonoridades e artistas que estão inovando dentro dos gêneros do jazz e blues. Optamos por uma programação que valoriza tanto as raízes tradicionais quanto as novas experimentações, proporcionando uma experiência musical diversificada e dinâmica. Além disso, a identidade visual do festival também foi renovada, incorporando a participação do público na criação do cartaz tipográfico, fortalecendo a conexão entre os artistas, a comunidade e o festival.”
Com realização do Ministério da Cultura/Governo Federal, Secretaria Municipal da Cultura/Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, Branco Produções e Samba Estúdio Design, com apoio do Charrua Hotel e Sim Traduções, o festival tem o patrocínio de Rio Grande Seguros e Previdência, Icatu Seguros e Hbier Cervejaria.
Os shows
A programação de shows abre no dia 30 de agosto, com o quarteto do acordeonista santa-cruzense William Bender. O primeiro dia de shows segue com Kula Jazz, um dos principais grupos da nova cena do jazz porto-alegrense. Fechando a primeira noite, a primeira presença internacional, o guitarrista israelense Yuval Ben Lior, que traz o jazz manouche/cigano ao festival.
A segunda noite será repleta de blues, rhythm’nblues, soul e o som de New Orleans. Abre com o show As vozes supremas do blues, que reúne a cantora Camila Toledo e o trio do pianista e tecladista Luciano Leães, um dos músicos não americanos mais cultuados em New Orleans.
Em seguida, é a vez de Luciano Leães, com seu quarteto, que conta com o guitarrista Solon Fishbone na formação.A noite encerra com a cantora americana J. J. Thames, que traz uma mistura super potente de blues, soul e rhythm’nblues.
O terceiro dia abre com a segunda atração local do festival, o guitarrista Rafa Sehn, que traz seu power trio para mostrar o blues rock no festival. Segue com o guitarrista Paulinho Fagundes e seu trio. Oriundo da tradicional família Fagundes, irmão de Neto e Ernesto Fagundes, Paulinho participou do nativismo, mas trilhou o caminho do jazz e da música instrumental brasileira.
Encerrando esta segunda edição, o cantor e compositor Nei Lisboa traz um show especialmente montado para o festival, em que interpretará clássicos do blues, além de alguns blues de seus álbuns.
Programação
- Sexta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 20 horas (abertura 19h com o DJ Igo Kampf no Palco Paralelo)
William Bender Quarteto (RS)
Kula Jazz (RS)
Yuval Ben Lior (Israel) - Sábado, dia 31 de agosto, a partir das 20 horas (abertura 19h com a DJ Laiz Regina no Palco Paralelo)
Camila Toledo & Luciano Leães Trio (RS)
Luciano Leães Quarteto (RS)
J. J. Thames (EUA) - Oficina de Choro Às 09h30, no Coworking Cultural
Inscrições e informações pelo email: [email protected] - Domingo, dia 1º de setembro, a partir das 19 horas (abertura 18h com a DJ Monique no Palco Paralelo)
Rafa Sehn (RS)
Paulinho Fagundes Trio (RS)
Nei Lisboa (RS)