Santa Cruz do Sul completa mais um aniversário neste 28 de setembro. Infelizmente, com a pandemia, não será possível festejar a Oktoberfest como tradicionalmente acontece. Todos os anos, a Festa da Alegria integra o município a outras cidades, pois traz muitos visitantes, das mais diversas localidades. Mas a Oktoberfest é também uma celebração da comunidade santa-cruzense, em outubro, logo após o aniversário do município. Muitos dos costumes e das tradições de Santa Cruz do Sul, são comemorados durante a festa.
Precisamos nos adaptar à realidade: a Oktober, como a conhecemos, provavelmente será realizada em 2021, se tivermos sorte. Tomara que a questão grave de saúde enfrentada em 2020 seja superada logo, para que, de fato, tenhamos a festa no ano que vem.
Quando o assunto é Santa Cruz do Sul, a Oktober representa muito, pela sua relevância econômica, turística e cultural. No aniversário do município, outro tema para refletir são as eleições, que definirão o futuro de Santa Cruz para os próximos quatro anos, com a escolha dos governantes e legisladores. Eles terão, entre outras missões, um trabalho árduo para ajudar Santa Cruz a superar esta fase difícil. Fase que envolve a humanidade, de uma escala global ao panorama municipal e comunitário.
Precisamos ter muita fé neste momento, certamente a sociedade humana vai superar a pandemia. Santa Cruz, em 2021, viverá um novo momento, do ponto de vista político e, se tudo der certo, o município retomará sua normalidade. Se tudo der certo, a Oktoberfest retornará como tradicionalmente ela acontece, e as atividades em geral poderão ser retomadas. É o que queremos, é o que desejamos. Feliz aniversário, Santa Cruz do Sul!