EVERSON BOECK
[email protected]
O Dia do Cardiologista é comemorado em 14 de agosto. Cardiologista é o profissional da especialidade médica que cuida do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.
ORIGEM DA DATA
O Dia do Cardiologista é celebrado em 14 de agosto. A data escolhida é recente. Foi institucionalizada em 2007 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), para a população lembrar sempre da importância desse tipo de profissional.
Mesmo a data comemorativa sendo recente, a modalidade é bem antiga. No início do século XX, havia, na Medicina, somente quatro áreas básicas: Clínica, Obstetrícia, Cirurgia e Pediatria. Na década de 20, em virtude do seu desenvolvimento e complexidade crescente, a Cardiologia deixou de ser um dos estudos da Clínica Médica, passando a constituir especialidade autônoma e bem definida.
PREVENÇÃO
Apesar de mais comuns a partir dos 45 anos, as doenças cardiovasculares são resultado da combinação de fatores de risco, como tabagismo, colesterol alto, diabetes e pressão alta. A melhor forma de prevenir ou adiar ao máximo o surgimento dessas doenças é levar uma vida saudável. Os cuidados começam com a alimentação, que deve privilegiar vegetais, gordura vegetal, cereais e frutas. Sal em excesso também é perigoso, especialmente para quem tem pressão alta.
Praticar exercícios físicos regulares é o segundo passo para cuidar da saúde do coração. A atividade física beneficia o controle da pressão arterial, do colesterol e também da glicose, além de ajudar a emagrecer. Vinte a trinta minutos de exercícios físicos diários são suficientes para a saúde. As atividades mais indicadas nestes casos são as aeróbicas, como caminhadas, natação ou ciclismo. Parar de fumar é primordial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a medição do colesterol no sangue seja feita periodicamente, a partir dos 20 anos. Além disso, a visita ao cardiologista também deve ser regular, uma vez ao ano, ao menos.
Enfim, se você conseguir combinar a boa alimentação com a prática regular de exercícios físicos, o risco de doenças cardiovasculares é bem menor.
FOTOS: DIVULGAÇÃO RJ
ALIMENTAÇÃO
“Você é o que você come”. E isso é verdade. Se não se alimentar bem, nosso corpo responde, podendo aumentar o colesterol e desenvolver a diabetes bem como pressão alta, bem como outros fatores que são uma bomba para o organismo e um estopim para doenças cardiovasculares. Por isso a dieta deve ser rica em frutas, verduras, gordura vegetal e fibras.
Não é fã de frutas e verduras? Uma maneira fácil e saborosa de ingeri-las é preparando sucos naturais. E, para facilitar a sua vida, nada melhor do que ter em casa uma centrífuga de sucos. É fácil e prático, você nem precisa ter o trabalho de descascar as frutas. Os espremedores de frutas, também são uma boa pedida. Para eliminar a gordura do cardápio, os grills são ideais na preparação dos grelhados.
CONGRESSO BRASILEIRO
De 14 a 17 de setembro milhares de cardiologistas estarão reunidos no 67° Congresso Brasileiro de Cardiologia. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco Empetur, em Recife.