Início Geral Vale do Rio Pardo | Resultados positivos em projeto de cultivo de...

Vale do Rio Pardo | Resultados positivos em projeto de cultivo de morangos

Iniciativa é uma parceria entre a Sicredi Vale do Rio Pardo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

No último dia 4, foram apresentados em Santa Cruz do Sul os resultados alcançados pelo programa lançado em abril, com ênfase na produção de morangos. Essa iniciativa, fruto da parceria entre a Sicredi Vale do Rio Pardo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi estruturada com o propósito de promover a diversificação de culturas na região.

O programa, lançado em abril, visava não apenas impulsionar a produção de morangos, mas também fomentar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras. A colaboração entre a instituição financeira Sicredi e o Sebrae destaca o compromisso conjunto com o desenvolvimento econômico local, proporcionando aos agricultores da região oportunidades de aprimoramento e diversificação em suas atividades. O programa foi composto por três fases: oficina coletiva, consultorias individuais e dia de campo. Conforme o consultor técnico e agrônomo Cléber Zortea, o papel da consultoria foi de orientar os produtores de forma personalizada para a realidade de cada uma das 23 propriedades atendidas nestes 7 meses.

Os resultados obtidos refletem a eficácia da abordagem personalizada adotada, segundo Zortea, “todas as propriedades tiveram um aumento de produtividade, os produtores já tiveram bom resultado, redução de custo, uso de produtos eficientes, assertivos.” Além disso, foi notado um maior controle de pragas e patógenos, um maior domínio na irrigação e redução de custos/kg. O engajamento e o suporte contínuo aos agricultores demonstraram o compromisso em promover o desenvolvimento sustentável e a prosperidade na região.

Jeferson Klunk – Assessor de Negócios Sicredi, pontua que o Sicredi coloca a importância de parcerias Sicredi e Sebrae, “a parceria com o Sebrae, vem sendo muito importante, tivemos bons resultados, percebendo a satisfação das 23 famílias envolvidas. Apesar de já existir um trabalho assistência técnica no campo, a cooperativa também vem através dos projetos, deixando sua contribuição para o desenvolvimento da diversificação.” Para a gestora de projetos do agronegócio do Sebrae, Kathleen Kruger todo o processo foi muito importante para que as propriedades tivessem maior conhecimento de manejos diferentes e o porquê da escolha de um determinado produto ao invés do outro. “Isso deu uma certa liberdade de escolha e um empoderamento do conhecimento deles para tomar a decisão do que utilizar nas propriedades, conforme a realidade de cada um.

A expectativa é de que essa iniciativa continue promovendo o desenvolvimento sustentável, incentive o empreendedorismo e fortaleça a economia regional. Iniciativas como essa evidenciam a importância de parcerias para impulsionar o crescimento econômico e a sustentabilidade em comunidades locais.