Reunidos em assembleia na última quinta-feira, 22, os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Pardo (Cisvale) encaminharam demandas importantes para a região. Uma delas pretende instalar um Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Cruz do Sul.
Os centros de referência fazem parte do projeto TEAcolhe, lançado em abril de 2021, pelo governador Eduardo Leite. São espaços com atendimento especializado para pessoas com autismo e suas famílias, com uma equipe composta por três profissionais, sendo um médico e outros dois das seguintes categorias: terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo ou psicomotricista. A intenção é instalar a unidade no Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM), situado junto ao prédio do Cisvale. Parte do investimento será repassado pelo Estado, enquanto o restante será subsidiado com recursos próprios do Consórcio.
“Fiquei extremamente contente que os prefeitos concordaram com a proposta para instalarmos este centro de referência. Precisamos oferecer um tratamento digno, além de fortalecer e qualificar a rede de atenção às pessoas com TEA e suas famílias no Vale do Rio Pardo”, afirmou a prefeita de Santa Cruz do Sul e presidente do Cisvale, Helena Hermany.
A diretoria executiva do Cisvale irá agora encaminhar a intenção e também toda a documentação ao governo do Estado para habilitar-se a receber o Centro.
Município de Encruzilhada do Sul é o novo consorciado do Cisvale
Durante a assembleia, os prefeitos também aprovaram o ingresso de Encruzilhada do Sul no Cisvale. Com isso, o Município passa a ser o décimo sexto a poder utilizar os serviços em saúde, meio-ambiente e demais áreas que são oferecidos pelo Consórcio, cada vez mais consolidado.
“O Cisvale é hoje uma grande referência no Estado e no País, prestando serviços com excelente qualidade. É uma alegria para Encruzilhada do Sul agora fazer parte, nossos 25 mil habitantes com certeza serão beneficiados”, agradeceu o prefeito Benito Paschoal.
Além dos 16 municípios do Vale do Rio Pardo, o Cisvale também possui um convênio com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí, atendendo a população de outras 12 cidades.
Cisvale pretende credenciar serviços de Arquitetura e Engenharia
Outra medida aprovada na assembleia é a abertura de um edital para credenciar prestadores de serviços nas áreas da Arquitetura e Engenharia. O objetivo é proporcionar aos municípios, a um preço menor já que a contratação é coletiva, a possibilidade de contar com esses profissionais para a realização de projetos e outras atividades.
Os prefeitos foram unânimes em destacar a importância desta decisão, relatando que muitas vezes não falta dinheiro para as gestões, mas sim pessoal para viabilizar os projetos necessários para as obras.
CREM vai oferecer consultas médicas com especialista em Reumatologia
Uma demanda antiga no Vale do Rio Pardo na área da saúde pública está prestes a ser resolvida. Para eliminar centenas de consultas médicas represadas na especialidade de Reumatologia, o Cisvale está credenciando um profissional. Assim, os municípios consorciados poderão encaminhar pacientes para atendimento no Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM).
O reumatologista cuida de doenças que, em algum momento da sua evolução, passam a afetar o sistema locomotor – que envolve esqueleto, articulações, músculos, tendões, ligamentos, bursas, etc.