O governo do Estado aprovou na quarta-feira o plano de cogestão que permite aos municípios do Vale do Rio Pardo adotarem regras da bandeira amarela do sistema de distanciamento controlado – mais brandas dos que as da cor laranja, atual classificação da região.
Para ser aplicado pelos municípios, é necessário que eles ajustem os decretos municipais e também cumpram com as diretrizes do plano. O prefeito de Candelária e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Paulo Butzge, enalteceu o comprometimento de toda a comunidade da região, o que tem causado a redução dos indicadores da Covid-19.
“Devemos seguir evitando aglomerações e utilizando a máscara, mas as regras mais brandas da bandeira amarela serão fundamentais para que a indústria, comércio e o setor de serviços consigam seguir com a recuperação gradual”, disse o prefeito.
A atualização do plano de cogestão foi elaborada pelo Comitê Executivo da Amvarp, formado pelo médico infectologista Marcelo Carneiro, pela enfermeira e diretora executiva do Cisvale, Lea Vargas, pela assessoria jurídica do Consórcio, com apoio da 13a Coordenadoria Regional de Saúde.