O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) aprovou, em assembleia com os membros aprovou a proposta de revisão do Plano Municipal de Saneamento e a realização do Diagnóstico Socioambiental para os 17 municípios que integram o consórcio. O trabalho resultará em um ambiente seguro, com diretrizes para o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável das cidades.
Conforme o presidente do Consórcio, Gilson Becker, a assembleia geral, com membros da Câmara Setorial de Meio Ambiente, aprovou a proposta apresentada para a revisão dos Planos Municipais de Saneamento Básico e a contratação do Diagnóstico Socioambiental para os municípios da região. “Trata-se de duas ações muito importantes. O Plano Municipal de Saneamento Básico é uma exigência federal, que impacta diretamente no desenvolvimento dos municípios. É uma necessidade estarmos adequados a estas normas e diretrizes”, justifica.
Nos planos – que serão desenvolvidos de forma personalizada para os 17 municípios do Cisvale – serão planificadas as metas e ações para o abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e manejo de resíduos sólidos e a drenagem de águas pluviais. “Todas as ações que têm ligação direta com o crescimento e expansão dos municípios”, frisa.
Foi aprovado também a proposta de criação do Diagnóstico Socioambiental. A medida atende a uma da resolução 458/2022 do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), que prevê o mapeamento urbano das áreas de proteção permanentes (APPs). “A Câmara Setorial criou uma nota técnica base, que será utilizada por cada um dos municípios, na padronização e mapeamento destas áreas permanentes nos ambientes urbanos”, destaca o presidente. Durante a execução do estudo, será feito o levantamento para os municípios do Consórcio, contendo as diretrizes necessárias para adequação a resolução 458 do Consema, assim como a atualização dos Planos Municipais de Saneamento Básico.
Campanha para prevenção do câncer de mama
Em uma ação coletiva, por meio da Câmara Setorial da Saúde, que reúne os secretários municipais de Saúde no Cisvale, será realizada uma campanha regional para a prevenção do câncer de mama, dentro das comemorações do Outubro Rosa.
A intenção, conforme o presidente Gilson Becker, é ampliar o acesso aos exames de rastreio como a mamografia, que para mulheres com idade dos 50 aos 69 anos é indicado anualmente. A ação deverá percorrer os 17 municípios consorciados e contar com o apoio de prestadores de serviço da área credenciados ao Cisvale.
Á Câmara Setorial da Saúde, órgão criado com a participação dos Secretários Municipais de Saúde, das 17 prefeituras que fazem parte do consórcio. A Câmara atua na tomada de decisões e na gerência dos projetos regionais na área da saúde.
Em assembleia, realizada na última segunda-feira, 11, o grupo elegeu como Coordenadora da Câmara Setorial da Saúde a Secretária do município de Candelária Grazieli Juliana Priebe, e como Vice-Coordenadora, a secretária municipal de Vera Cruz, Clair Tornquist.