Início Saúde Vacinação segue até 5 de junho

Vacinação segue até 5 de junho

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Você faz parte dos grupos prioritários de vacinação contra a gripe e ainda não se vacinou? Então temos uma boa notícia. O prazo que terminaria na última sexta-feira, 22 de maio, foi prorrogado para o dia 5 de junho. A ordem foi dada pelo Ministério da Saúde, pois na maior parte do país as metas estão bem longe de ser alcançadas. Em Santa Cruz do Sul, no entanto, os dados são bons.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Raquel Emmel, a maior parte dos grupos prioritários já ultrapassou os 80% da meta. No total, segundo ela, mais de 73% do público-alvo já foi protegido. Os que não atingiram foi o grupo das crianças (que está em 65%), o das gestantes (50%) e dos trabalhadores da saúde (65%), mas esse dado, segundo Raquel, não é preocupante.
“Com relação às crianças, a gente não sabe por que algumas ainda não foram vacinadas, mas com relação às gestantes, pode ser que elas ainda nem existam, elas ainda podem surgir no decorrer do ano. Já com relação aos trabalhadores da saúde, Santa Cruz do Sul é um polo e muitas vezes alguns trabalhadores daqui também atuam em outros municípios do entorno e podem ter se vacinado lá”, explica ela.
Infelizmente quando se fala em Brasil como um todo, os dados não são tão positivos. Desde o dia 4 de maio, início da campanha nacional – no RS ela foi adiantada para o dia 27 de abril por causa do frio – 19,1 milhões de pessoas foram vacinadas, o que corresponde a apenas 38,6% do público-alvo da campanha. Das 54 milhões de doses adquiridas pelo governo, cerca de 34,9 milhões ainda não foram aplicadas.
Em Santa Cruz do Sul, a principio não deverá ser realizada mais nenhuma edição do Dia D de vacinação, aqueles sábados em que os postos ficam abertos e diversas campanhas são realizadas em vários pontos da cidade, no entanto, os interessados podem procurar qualquer posto de saúde durante seu horário de funcionamento.