Início Saúde Vacinação contra Poliomielite inicia hoje

Vacinação contra Poliomielite inicia hoje

Jéssica Ferreira
[email protected]

Pais com crianças de seis meses a 5 anos devem ficar atentos. Inicia hoje, sábado, dia 15, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Em Santa Cruz do Sul, o prefeito Telmo Kirst abrirá oficialmente a campanha por volta das 10 horas, durante a realização da Feira de Saúde do bairro Faxinal -, que antecede a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no local. Além disso, a vacina estará disponível em 25 postos de UBSs e também haverá um ponto na Casa da CDL, localizada na Praça Getúlio Vargas, no Centro do município. 
De acordo com a enfermeira e coordenadora do Setor de Imunizações da secretaria, Raquel Emmel Lopes, é importante que as crianças tomem esta vacinação para evitar sintomas graves e irreversíveis. “A meta esperada é vacinar 6.439 crianças, sendo que no ano passado conseguimos 98,43%. Aos pais e responsáveis, é importante lembrar que levem a carteirinha de vacinação junto, para que, caso alguma vacina esteja atrasada, seja atualizada na hora”, conclui. As doses da vacina estarão disponíveis até o dia 31 de agosto, data de enceramento da campanha.
Poliomielite –, ou paralisia infantil é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. A poliomielite é uma doença causada pela infecção do poliovírus, que se espalha por contato direto pessoa a pessoa e também por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.
As UBSs, Unisc e Cemai atenderão durante a semana das 7horas às 15 horas, e neste sábado, 15, horário excepcionalmente até às 17 horas. 

Saúde em Ação

Na manhã deste sábado, a prefeitura de Santa Cruz do Sul lançara o Projeto Saúde em Ação, que tem como slogan “A vida melhor com prevenção”. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do 7° BIB, Hospital Ana Ney, banco de sangue do Hospital Santa Cruz e Associação de Pessoas com Câncer (Aapecan). A iniciativa consiste na realização de feiras itinerantes que vão levar à população dos bairros e do interior diversos serviços de saúde com foco na prevenção. 
A partir das 8h30min, diversas tendas, montadas pelo 7º BIB, estarão espalhadas ao longo da Rua Candelária e logo mais, às 11 horas, ocorrerá à inauguração da nova Estratégia de Saúde da Família (ESF) Faxinal Menino Deus, cerca de 250 metros quadrados. Dentre os serviços que estarão acessíveis para a população neste dia, destaque para a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, com participação do mascote Zé Gotinha, e multivacinação para atualização da caderneta.
Além disso, quem comparecer à feira itinerante no sábado pela manhã poderá aproveitar a oportunidade para atualizar o Cartão SUS, verificar a pressão arterial, buscar informações sobre ações de prevenção e combate à dengue, aprender mais sobre o uso racional de medicamentos, realizar coleta de HGT (hemoglicoteste), saber mais sobre HIV, hepatites e tuberculose e receber orientações de enfermagem.
Haverá também, um estande da Saúde Bucal que estará orientando sobre os cuidados com a dentição dos pequenos e profissionais dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Bem-Me-Quer estarão realizando uma oficina infantil de contação de estórias. Também haverá atividades com as crianças e orientações para as famílias sobre desenvolvimento infantil e puericultura.
Na programação, uma atenção especial vai para o público infantil que, além dos diversos serviços de saúde, terá a sua disposição algumas opções de brinquedos infláveis. E para animar a garotada até um simpático mosquito da dengue foi incluído nas atrações da feira. Em um dos muitos estandes haverá espaço também para o artesanato local. “Estamos levando um leque de serviços de saúde para mais perto da população porque acreditamos na prevenção e na orientação como o melhor caminho para elevar a qualidade de vida da nossa população”, defendeu o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany.