Ricardo Gais
[email protected]
A semana iniciou com preocupação nas casas de saúde da Região Covid de Santa Cruz do Sul. Dos 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis, todos estavam ocupados por pacientes com coronavírus confirmado ou suspeito, com uma taxa de 105% em ocupação. Nessa terça-feira, 15, dois leitos ficaram vagos, reduzindo a taxa de ocupação para 96,7%, o que ainda preocupa, segundo o Comitê de Dados do governo do Rio Grande do Sul. O uso de respiradores também segue em alta: dos 37 aparelhos disponíveis, 27 estavam ocupados (73%).
A última vez que ocorreu esse aumento de ocupação de leitos nos hospitais foi em maio, quando chegou em 102%. Desde então, a região vinha mantendo uma estabilidade, com uma média semanal de 87,3%.
Até ontem, o Hospital Santa Cruz mantinha 26 internados, o Ana Nery 16 e o Hospital Beneficente Monte Alverne, no interior de Santa Cruz, registrava duas internações. Ainda, há mais 15 pessoas de outras regiões nas casas de saúde do Município.
ÓBITOS
O índice semanal de óbitos também segue sendo maior que o do Estado. Enquanto a região Covid de Santa Cruz Sul está com uma média móvel de óbitos em 114,3%, o Rio Grande do Sul está com 24%, ou seja, a taxa de mortalidade acumulada nos últimos sete dias por 100 mil habitantes é de 8,5 (30 óbitos na semana) e no Estado 7,3 (836 óbitos).