O sistema de gerenciamento de dados do Estacionamento Rotativo Rapidinho recebeu 71.059 pagamentos de avisos de advertência durante o mês de dezembro. No valor de R$ 2 cada, o total recebido corresponde a cerca de 10% do índice de pendências com o serviço em Santa Cruz do Sul.
O presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) Guido Fernando Hermes destaca que o recebimento pode ter ocorrido em razão de parte dos usuários preocuparem-se em fechar o ano sem dívidas com o Rapidinho. “Neste sentido, o recebimento destes valores impacta de forma positiva no fechamento das contas do ano”, avalia. O Consepro é o gestor do serviço de estacionamento rotativo Rapidinho.
De acordo com Hermes, existem várias formas do usuário do serviço saber se está inadimplente e tem pendências com o Rapidinho, para fazer o acerto das infrações. “A consulta pode ser feita com nossas fiscais de rua, ou até mesmo por telefone, falando com nosso escritório. Quem utiliza o aplicativo Digipare, ou tem cadastro no sistema, pode fazer a consulta e o pagamento de forma on-line”, ressalta o presidente do Consepro.
Os recursos gerados com a operação do Rapidinho mantêm 50 empregos diretos nas áreas administrativas e de operação do serviço. Além disso, o Consepro, que é o órgão gestor do serviço é o responsável pela manutenção de serviços de limpeza e asseio dos quartéis da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil de Santa Cruz do Sul. Os valores também são investidos na contratação de estagiários e investimentos, como a reforma da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) da Polícia Civil, realizada em 2019. “Manter a placa do veículo em dia também evita transtornos, especialmente para quem pretende trocar de automóvel e revendê-lo”, completa Hermes. As dívidas permanecem registradas na placa do veículo inadimplente.
Como saber se tem pendências
O telefone do Rapidinho é o (51) 3715-9170 e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas. Aos sábados, a operação ocorre das 9 horas ao meio-dia. Nos mesmos dias e horários ocorre o atendimento nas 47 quadras da Faixa Azul, e os pedidos de informação e acerto podem ser feitos direto com as fiscais de quadra.
Para baixar o aplicativo Digipare é necessário ir até a loja de aplicativos do celular e pesquisar pelo nome do aplicativo. O download é grátis e o app está disponível para celulares com sistema Android e iOS.