Início Sem categoria Uso de máscaras passou a ser obrigatório

Uso de máscaras passou a ser obrigatório

Medida já era requerida para ter acesso ao comércio e transporte urbano

Ricardo Gais
[email protected]

População está se adaptando com a nova medida – Rolf Staihaus

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os locais do município, exceto dentro de casa. Agora, quem tiver que sair às ruas já deve estar usando o acessório para se proteger da Covid-19. A medida foi anunciada na sexta-feira, 8, mas estrou em rigor nessa segunda-feira, 11.

Conforme a prefeitura, nesta primeira semana as ações de fiscalização serão de orientações a população. A medida do uso obrigatório das máscaras já era exigida pelo governo municipal para que a população pudesse entrar no comércio e utilizar o transporte urbano.

Entretanto, a população deve estar atenta para com o uso das máscaras, já que elas não protegem por completo contra o vírus. Conforme divulgado pelo governo do Estado, estudos recentes apontam um alto número de pessoas que não apresentam sintomas do novo coronavírus, ou seja, estão assintomáticos, mas podem transmitir o vírus a outras pessoas tanto pela fala, como pela tosse e espirros.

Conforme o Ministério da Saúde, a máscara não pode ser usada em crianças menores de dois anos ou em pessoas com dificuldades respiratórias. Já quem precisa utilizar deve ficar atento e redobrar cuidados para não estar se contaminado com a própria máscara. As máscaras de pano devem servir confortavelmente no rosto e devem permitir a respiração sem limitação. O uso das máscaras não dispensa a recomendação de distanciamento físico e aglomeração.

Não é recomendado ficar tocando na máscara sem higienizar as mãos com álcool gel 70% ou lavar com água e sabão, visto que, com as mãos sujas você poderá contaminar a máscara e consequentemente você será atingido. Se a máscara é usada da forma correta pode reduzir a probabilidade de contaminação pelo vírus. Os cuidados também devem ser redobrados na forma de usar a máscara de qualquer tipo de material, elas podem dar uma falsa sensação de segurança e piorar a possibilidade de contágio.

Para se proteger da forma certa deve-se evitar tocar o rosto, ficar tirando e colocando a máscara, deixá-la em qualquer lugar e depois utilizá-la novamente, se higienizá-la – se for reutilizável. A máscara deve cobrir completamente o nariz e a boca, sem espaços nas laterais e quando for colocar ou retirar a mesma lembre-se de tocar apenas nas alças laterais e após lavar bem as mãos. O tempo útil da máscara é de cerca de duas horas. Caso a máscara fique úmida, trocar por uma nova.

Máscaras de pano reutilizáveis, podem ser lavadas com sabão ou água sanitária, deixando de molho por 20 minutos e, se possível deixar secar ao sol e passar o ferro de roupas. Já se for descartável, deve-se imediatamente após a remoção, colocar a máscara em um saco plástico e fazer um nó, para evitar que outras pessoas utilizem. Os serviços de saúde, devem descartar as máscaras usadas com os demais resíduos sépticos (hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, etc.) por conter ou potencialmente conter vírus e outros patogênicos.

Máscaras de pano são somente para pessoas sem nenhum sintoma, pois pessoas que apresentem sinais de coronavírus devem utilizar máscaras cirúrgicas, além de ficar em isolamento. Lembrando que o uso da máscara é individual e o acessório não pode ser compartilhado com outras pessoas. Máscaras descartáveis não podem ser reutilizadas. O uso e descarte apropriados das máscaras são fundamentais para garantir a eficácia e evitar o risco de transmissão do vírus.