Início Geral Uso da faixa de segurança é incentivado nas escolas municipais

Uso da faixa de segurança é incentivado nas escolas municipais

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Secretários estiveram presentes no lançamento da campanha

Nesta segunda-feira, 20, teve início a campanha de conscientização para que os estudantes da rede municipal de ensino utilizem de forma correta a faixa de segurança. A primeira ação aconteceu às 13h com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, no bairro Ana Nery, e terá mais duas edições durante esta semana sempre no início e fim das aulas. A campanha é uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através das Secretarias de Educação (SEE), de Transportes e Serviços Urbanos (SETSU) e de Comunicação (Secom). Além da distribuição dos folderes, serão entregues adesivos que podem ser fixados nos cadernos e também nos veículos.

Segundo o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, a maior preocupação da secretaria é com a segurança dos pedestres. “Faremos um trabalho específico nas escolas, para orientar os pais e os alunos”. Esse trabalho será a Blitz Educativa que será feita pelos fiscais de trânsito que estarão em frente às escolas para orientar os pais e responsáveis dos alunos sobre a importância do uso da faixa de segurança e também do cinto de segurança. O fiscal de trânsito, Person Martinazzo, conversou com os alunos do 4º ano da E.M.E.F. Duque de Caxias explicando que é muito importante que eles conversem com seus pais a respeito da campanha, que entreguem o folder e tentem colocar em prática. “Vocês têm que contribuir também com a nossa campanha, nós vamos orientar, mas vocês precisam ter mais atenção ao atravessar a rua também principalmente quando estão com o celular na mão”, salientou o fiscal. 
 

Iniciativa começou com alunos da E.M.E.F. Duque de Caxias

A secretária de Educação, Jaqueline Marques de Souza, frisou que todos os espaços são educadores. “Nossos alunos merecem todo cuidado na sua jornada até a escola. Queremos intensificar a educação para o trânsito nas salas de aula e fora dela também”. Para o secretário de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior, a Prefeitura quer conscientizar os jovens com uma linguagem atrativa e diferente. “Os estudantes precisam estar conscientes de que é preciso sempre atravessar na faixa. Para fazer alusão aos perigos relacionados à falta de cuidados, utilizamos o vocabulário dos jogos eletrônicos como, por exemplo, game over e reset”, destacou Régis. 

Próximas ações
Na quarta-feira, 22, às 11h30min, a Blitz Educativa será na EMEF Harmonia. 
Na sexta-feira, 24, às 7h30min, a ação vai acontecer na EMEF Luiz Schroeder.