O 4º Colóquio das Agências Experimentais de Comunicação ocorreu dia 14 de janeiro, em Passo Fundo. Essa edição, que teve como tema Comunicação, arte e tecnologia, foi realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF) e reuniu grupos de estudantes e professores de seis instituições de ensino superior do estado. O Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul participou do evento com seis docentes e sete acadêmicos da A4 Agência Experimental de Comunicação. O diferencial desse ano foi o Desafio Colóquio, competição que teve como propósito reunir alunos de diferentes academias a fim de compartilharem conhecimentos. Simultâneo a essa atividade, houve oficinas, palestras e grupos de discussão.
Para o Desafio Colóquio, cada universidade escolheu três representantes das suas agências para participar da competição. No início da atividade, os professores responsáveis dividiram os acadêmicos em três grupos, com o cuidado de não repetir a mesma instituição em cada equipe. Os grupos tinham a tarefa de produzir uma campanha de comunicação com o propósito de divulgar a atração Jornight, da Jornada Nacional de Literatura, que ocorre a cada dois anos em Passo Fundo. O Jornight foi criado com o propósito de oportunizar o espaço da literatura e da arte para os alunos que não podem participar da Jornada no horário diurno porque precisam trabalhar.
A equipe vencedora do Desafio Colóquio foi o Grupo 2. Segundo a integrante Priscila Steffens, acadêmica de Relações Públicas da Unisc, a ideia era surpreender. “Queríamos provar que ler e imaginar podem ser uma aventura, algo interessante.” A campanha produzida continha um webvídeo e duas ações com o objetivo de “chegar mais perto das pessoas” e elas, por sua vez, do Jornigth. PUC/RS, Univates, Unisc, Unisinos, Feevale e UPF foram as universidades participantes.
Andressa Bandeira
Acadêmicos e professores da Unisc na exposição dos portfólios das agências experimentais na UPF
Enquanto acontecia o Desafio, os outros alunos puderam escolher entre participar de duas oficinas ou dos grupos de discussão. Infografia foi um dos temas discutidos nessa edição. Na oficina Infografia animada no InDesign CS6, Marcus Vinicius Freitas, funcionário da Nexjor-UPF, apresentou ferramentas do software que permitem fazer um infográfico simples e recomendou que os alunos mexam para descobrir mais opções de efeitos. Já na palestra realizada à tarde, Guilhes Damian, fotógrafo de publicações como a revista Veja, falando sobre Infográficos e Games, disse que infografia não é arte. Segundo ele, para fazer um infográfico completo precisa-se de muita informação, dados que possam ser desenhados e não apenas números. Isso “porque você pode manipular números para contar a história que quiser”, disse.
No final do Colóquio, o coordenador do Curso de Comunicação Social de Unisc, Hélio Etges, fez uma avaliação do evento e da participação dos alunos e professores. Conforme ele, “a presença e integração de docentes e acadêmicos no Colóquio das Agências é de importância ímpar porque é um momento de reflexão sobre a experimentação nas áreas da comunicação nas instituições de ensino no Rio Grande do Sul”. De igual modo, referenciou a proatividade e o interesse dos estudantes e professores da Unisc, mesmo em pleno recesso, de se fazerem presentes nessa atividade de grande valia para todos. Em função disto, adiantou que no próximo ano a A4 estará, sem dúvida, presente mais uma vez no encontro para vivenciar mais experiências.
Em 2015, o Colóquio ocorrerá na Univates, em Lajeado. Segundo Bibiana de Paula Friderichs, coordenadora da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF, o objetivo para o próximo ano é descentralizar a organização do evento e aumentar a participação de agências de outras instituições, além das que já estão presentes no evento. O 5º Colóquio de Agência Experimentais ainda não tem data definida, porém, como nos outros anos, será realizado no período das férias de verão. (A4 Agência Experimental – Núcleo Jornalismo)