Grasiel Grasel
[email protected]
Na tarde dessa sexta-feira, 27, o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, em parceria com a reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia Helfer, anunciou que a universidade trabalha com a possibilidade de realizar testes para detecção do novo coronavírus, pois possui um laboratório capaz de receber um equipamento com essa finalidade.
A empresa ProfiGen emprestará temporariamente para a Unisc um equipamento capaz de realizar uma leitura de DNA, a qual seria fundamental para identificar casos positivos da doença. Em contrapartida, a prefeitura fará um investimento de cerca de R$ 400 mil para comprar 5 mil testes de Covid-19.
A reitora salientou que profissionais deverão passar por capacitações para realização dos testes nas próximas semanas. Os hospitais e a vigilância epidemiológica também participam da discussão que definirá como será a prioridade e o fluxo de testes a serem realizados no laboratório da Unisc.
Outras iniciativas da universidade
Durante o anúncio, Carmen também destacou outras iniciativas que a universidade vem tomando para ajudar a comunidade a atravessar este momento de pandemia. Um grupo de pesquisadores de várias áreas está trabalhando para desenvolver na Unisc a capacidade de produzir equipamentos de proteção individual (EPI), em especial máscaras para profissionais da saúde que trabalham nos hospitais e pessoas infectadas.
Também foram anunciadas duas linhas telefônicas na universidade, que passarão a funcionar a partir da próxima segunda-feira: o “Tele-covid”, no qual profissionais, professores e doutorandos da medicina vão fornecer informações atualizadas e tirar dúvidas da comunidade sobre o novo coronavírus; e o “Tele-Psi”, que vai oferecer um serviço de informações e cuidados com a saúde psicológica de idosos, que deverá ser operado por mestrandos e professor