Divulgação
Santa Cruz do Sul – Durante o Seminário de Formação de Governança do Arranjo Produtivo Local (APL – VRP) de Agroindústrias e Alimentos da Agricultura do Vale do Rio Pardo, que ocorreu na última terça-feira, dia 14, foi escolhida a nova entidade gestora que irá conveniar os futuros recursos a serem disponibilizados para a aplicação na região. E a eleita entre os participantes foi a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), devido a sua infraestrutura e ter um reconhecimento regional.
Segundo o gestor do APL VRP, Jesus Edemir Rodrigues, a universidade possui envolvimento com a região, uma vez que ela abrange todos os municípios do Corede VRP. “A Unisc conta com estruturas físicas e técnicas para atender as necessidades do APL, aplicando os recursos, repassados pelo programa, de forma otimizada para obter os melhores resultados possíveis”, explica o gestor. A nova entidade assume o mandato em março de 2016, sendo que até lá a Afubra segue na gestão.
Na oportunidade, também foram apresentadas pelos municípios que compõem o APL, ideias que irão compor uma proposta de projeto para a região do VRP, onde ficaram decididos alguns pontos principais do projeto. Entre eles a comercialização, com a busca de recursos para cooperativas e organizações (regionais ou municipais) que já realizam comercialização; a constituição de uma rede de cooperativas (associações) já existente, somando forças para atingir o mercado, e a possibilidade de inserir as propostas apresentadas no seminário em um só projeto.
A partir destes pontos a equipe APL-VRP, irá se reunir, na próxima terça-feira, dia 21, para estudar as novas propostas, já que o prazo para o ingresso do projeto de captação deve ser na AGDI se expira no dia 14 de agosto. A próxima reunião com os municípios pertencentes ao APL-VRP ficou marcada para o dia 5 de agosto, às 14h, em local ainda a ser definido.