Um convênio firmado entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Comando do Exército, por intermédio do Comando Militar do Sul, irá permitir a realização de estágios obrigatórios de estudantes de graduação no 7º Batalhão de Infantaria Blindado de Santa Cruz do Sul (7º BIB). O termo de concessão de estágio foi assinado no dia 21 de novembro pela reitora da Universidade, Carmem Lúcia de Lima Helfer, e pelo coronel Christian Augusto dos Santos Cravo.
O convênio prevê a cooperação técnica e o intercâmbio acadêmico e educacional por meio de estágio aos estudantes dos cursos de Administração, Arquitetura, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Fotografia, História, Jornalismo, Letras/Português, Nutrição, Produção em Mídia Audiovisual, Psicologia e Relações Públicas da Unisc. No 7º BIB eles terão a oportunidade de adquirir experiências práticas necessárias à formação profissional, desempenhando atividades do interesse do Batalhão.
A sistemática de organização, orientação, supervisão e avaliação de estágio curricular, para efeitos acadêmicos, será regulada pela Universidade em coordenação com os cursos, que designarão um professor responsável pelo acompanhamento do estagiário. “Será uma grande oportunidade para nossos alunos, que irão buscar soluções dentro da ótica de gestão, planejamento e financeiro, entre outras áreas acadêmicas, enriquecendo ainda mais a sua formação”, afirmou a reitora Carmem Lúcia.
Para o coronel Cravo, os estágios irão proporcionar uma aproximação do Exército com o meio acadêmico e a sociedade em geral. “Temos uma estrutura diferenciada, com cerca de 800 colaboradores, o que irá possibilitar uma série de oportunidades para os estagiários”, disse. A expectativa é que os estágios iniciem já no primeiro semestre de 2020.