Na última segunda-feira, dia 6 de agosto, o campus da Unisc de Capão da Canoa promoveu a aula inaugural do curso de Direito, realizada na Casa de Cultura Érico Veríssimo, e recebeu o advogado e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Jefferson Kravchychyn. Também representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ele ministrou a palestra A importância do CNJ para um judiciário mais eficiente.
Kravchychyn explicou sobre o funcionamento do CNJ e destacou que o mesmo “veio para reestruturar um poder arcaico e que menos se modernizou”. “É ele que diz como se aplica a lei e define o destino de cada indivíduo”, salientou. O conselheiro também debateu sobre o atual papel da justiça no Brasil. “Hoje, o uso do sistema judiciário é péssimo e faz com que as pessoas não tenham solução para seus problemas. A justiça brasileira não é para o povo, mas para atender quem detém o poder. E o grande prejudicado com tudo isso é o pobre”, afirmou, enfatizando que situações como essa precisam ser repensadas.
Felipe Nopes
Jefferson Kravchychyn participou da aula inaugural do curso de Direito
Segundo ele, o principal problema que o CNJ aponta é a modernização, ou seja, problemas de gestão e de administração. “Os nossos magistrados não estão preparados para enfrentar um mundo novo. A evolução é muito grande e há uma resistência ao que é novo. Temos dificuldade para mudar essa mentalidade”, disse Kravchychyn. Além de acadêmicos e docentes, também participaram do evento o vice-reitor da Unisc, Eltor Breunig, e a coordenadora do curso de Direito em Capão da Canoa, professora Jane Berwanger.