Grasiel Grasel
[email protected]
Em meio ao período de quarentena necessário para a prevenção da Covid-19, diversas iniciativas vêm surgindo na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para que a comunidade seja assistida de alguma forma. Desta vez os cursos da Comunicação Social e Fotografia resolveram criar o projeto “Comunicação no Isolamento”, que visa oferecer serviços de assessoria gratuitamente para os negócios santa-cruzenses mais necessitados. A iniciativa foi lançada na terça-feira, 7, e o corpo do voluntariado é formado tanto por alunos quanto por professores dos cursos.
Os serviços que envolvem a assessoria podem ser de qualquer nível de complexidade, como redação de textos informativos, produção de material gráfico para divulgação em mídias sociais, edição de pequenas peças audiovisuais, consultoria sobre montagem de sistemas de atendimento com ferramentas gratuitas, capacitação para o uso de ferramentas digitais, entre outras eventuais demandas que possam surgir e tenham relação com a comunicação da empresa.
A ideia do projeto surgiu da coordenação da graduação, com o propósito de usar o tempo ocioso de alguns professores e alunos bastante qualificados para fazer algo que viesse a beneficiar a comunidade, tendo em mente o espírito comunitário da Unisc. “A proposta é justamente criar oportunidades para nos aproximarmos da comunidade, favorecê-la e criar a oportunidade para professores e alunos conhecerem a realidade social do município”, afirma Willian Araújo, coordenador dos cursos da comunicação.
PARA TODO MUNDO
William orienta que todos os negócios que sentirem alguma dificuldade em se comunicar com os clientes durante a pandemia entrem em contato com o projeto, pois o grupo pretende avaliar se é possível ajudar, respeitando as especificidades de cada caso. “O propósito é ajudar a pessoa que não teria capacidade de fazer esse investimento ou não tem o letramento digital para administrar seus próprios canais. O nosso propósito é fazer um trabalho que o mercado não atinge”, explica.
O número de voluntários entre alunos e professores ainda é limitado, mas na medida em que novos pedidos por assessoria surgirem, mais alunos serão convocados a participar. A prioridade no atendimento será para profissionais com mais de 60 anos, trabalhadores do campo e dos bairros periféricos da cidade, bem como de áreas voltadas à alimentação e saúde.
Durante o atendimento, é realizado um processo de triagem para compreender as demandas de cada interessado, seguido do agendamento de conversas via chamadas de áudio ou vídeo e de propostas de soluções personalizadas. Para mais informações, basta acessar o site “https://comunicacaonoisolamento.wordpress.com”. Solicitações de assessoria podem ser enviadas para o WhatsApp do curso, (51) 3717-7383, ou pelo e-mail [email protected].