Soberano na maior parte da partida, o União Corinthians mostrou outra postura em quadra e venceu o Brasília na noite desta quinta-feira, 9, fora de casa. A partida, disputada na Arena BRB, na Capital Federal, e válida pela quinta rodada do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023, terminou em 82×92 (9×21;23×27;18×25;32×19). Agora, o UniCo volta a jogar diante do torcedor, com expectativa de Arnão lotado. Na segunda-feira, 13, o compromisso é contra o Mogi Basquete, a partir das 19h30. E na quarta-feira, 15, o duelo será contra o São José-SP, no mesmo horário.
Thaylor, Rasa, Duane, Kendall e João César formaram o quinteto inicial. Duane, “The Rock”, foi o destaque com um duplo-duplo, com 22 pontos e 11 rebotes. O armador Rasa também fez grande partida, anotando 18 pontos, seis rebotes e oito assistências.
Os primeiros minutos foram marcados por erros de ambos os lados. A partir dos quatro minutos, o União Corinthians cresce e com Malachias bem no garrafão começou a abrir vantagem na partida. A equipe seguiu acesa até o fim e com superioridade nos rebotes defensivos e agilidade no ataque passou a dominar o duelo, fechando o período em 9×21.
No segundo quarto, o UniCo não diminui o ritmo. Duane “The Rock” e JJ se destacaram na pontuação, fazendo a diferença no placar chegar a 18 pontos. A situação fez o técnico do Brasília pedir tempo. A partir desse momento, os donos da casa cresceram e chegaram a diminuir a vantagem do time santa-cruzense para 10 pontos. Mas, um pedido de tempo de Rodrigo Silva bastou para o União Corinthians voltar a ajustar a marcação. Sem conseguir mais jogar com transição rápida, o Brasília viu o UniCo voltar a despontar no placar: 32×48.
O terceiro quarto foi de um União Corinthians mantendo a força dos períodos anteriores. Forte na defesa e com as mãos certeiras no ataque, a equipe santa-cruzense manteve uma diferença de 20 pontos durante boa parte dos 10 minutos. O Brasília tentava reagir, mas uma bola de três no estourar do cronômetro de Rasa foi como um balde de água fria nos donos da casa: 50×73.
No último tempo de jogo, o União Corinthians sentiu o ritmo intenso da partida e, com dificuldade para sair da marcação pressão dos donos da casa, acabava errando muito no ataque. Assim, viu a vantagem cair após uma sequência de bons ataques dos donos da casa que conseguiram diminuir a diferença no placar para nove pontos. O jogo seguiu tenso até o final, mas terminou com vitória da equipe santa-cruzense: 82×92.