Tiago Mairo Garcia
[email protected]
O sonho está de volta. Através de suas redes sociais, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) confirmou na última quarta, 4, as equipes que irão disputar o Campeonato Brasileiro de Basquete, que voltará a ser organizado pela competição e terá início no dia 13 de fevereiro de 2021. Um dos participantes confirmados é o Esporte Clube União Corinthians, que 19 anos depois, voltará a disputar a competição nacional com o objetivo de repetir a histórica conquista da Pitt/Corinthians, onde sagrou-se campeão da Liga Nacional de Basquete, em 1994.
O sonho de ver novamente o clube disputando uma competição nacional de basquete adulto masculino sempre foi a principal meta dos dirigentes. O diretor de basquete do União Corinthians, Diego Puntel, destaca que o clube vem trabalhando desde 2017 com o retorno das categorias de base em competições nacionais e na disputa do estadual adulto masculino de basquete onde o clube foi campeão em 2018. “Esse retorno estava dentro do projeto e foi possível a confirmação para 2021. É o momento adequado porque hoje o clube está estruturado para essa retomada”, frisou.
Denominado como Campeonato Brasileiro de Basquete, a competição será organizada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e contará com a participação de 12 clubes. Além do União Corinthians, confirmaram participação as equipes do Joinville Basquete, Black Star, Brusque Basquete e Blumenau Basquete, de Santa Catarina; ADRM Maringá, Londrina Basketball e NBPG Ponta Grossa, do Paraná; Vila Nova e Vultures Anápolis, de Goiás; Osasco, de São Paulo e Botafogo, do Rio de Janeiro. As equipes do NBPG Ponta Grossa, União Corinthians, Botafogo e Vila Nova são os clubes que já conquistaram competições nacionais.
O torneio manteve o formato de disputa da edição de 2020, cancelada por conta da pandemia de Covid-19. As equipes serão divididas em duas conferências: Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia, jogando entre si em turno e returno. Os dois primeiros de cada conferência vão direto para as quartas de final. Terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputam a segunda fase, fazendo um jogo único, cruzando as conferências, para definir os outros quatro times das quartas de final, que serão em melhor de três partidas. Os quatro classificados farão o Final Four, em sede única, para definir o campeão do Brasileiro. A previsão é de a competição ter início no dia 13 de fevereiro de 2021. Nas próximas semanas, a CBB irá divulgar detalhes das Conferências como datas, tabela de jogos e informações sobre transmissões.
APOIO DA COMUNIDADE
O clube santa-cruzense ainda trabalha na captação de patrocínios. A expectativa é que, nas próximas semanas, empresas locais também se motivem com a novidade e façam parte dos apoiadores do grupo para o Campeonato Brasileiro. “Temos certeza que, assim como algumas empresas são lembradas até hoje pelo título Brasileiro de 1994, quem aliar sua marca ao retorno da equipe também será lembrado de uma forma muito positiva pela comunidade, independente do resultado. É hora de unir esforços para ver novamente o tricolor no cenário nacional adulto de basquete”, frisou o presidente do União Corinthians, Marco Jardim. Com a participação, os jogos do Campeonato Brasileiro devem acontecer no Ginásio Poliesportivo, considerado a “casa” do União Corinthians, que sediou jogos históricos na década de 90. Todas as partidas, no entanto, serão transmitidas pela TV ou internet, potencializando ainda mais a exposição dos patrocinadores. “Se empresas locais desejam ampliar a visibilidade nacional, com um baixo investimento, a hora é agora. Além de fortalecer os negócios, ainda vai incentivar um esporte tão amado pelos santa-cruzenses”, concluiu o presidente tricolor.
Estadual Adulto
A equipe adulta do União Corinthians volta à quadra neste fim de semana pelo Estadual Adulto Masculino. A equipe sediará a segunda rodada em Santa Cruz e enfrentará no Ginásio da Unisc o Sojão, de Santa Rosa, nesta sexta, 6, às 20h e o Caimans, de Passo Fundo, no domingo, 8, às 10h. A equipe local está em segundo lugar com uma vitória e uma derrota em dois jogos realizados. A fase final será realizada em Caxias do Sul.