Início Esportes União Corinthians começa a projetar participação no NBB

União Corinthians começa a projetar participação no NBB

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Direção, técnico Athos Calderaro e jogadores da Stock Med/ União Corinthians agradecem o apoio da comunidade após conquista do título brasileiro de basquete – Crédito: Rolf Steinhaus / Riovale Jornal

Em coletiva de imprensa concedida na tarde desta segunda, 24, no Ginásio Poliesportivo,  a direção e jogadores do União Corinthians fizeram um agradecimento público para a comunidade de Santa Cruz do Sul pela torcida e celebração na recepção da equipe após a conquista do título brasileiro de basquete conquistado no último sábado, 21, em Brusque, Santa Catarina.

O presidente do União Corinthians, Marco Jardim, agradeceu ao diretor de basquete, Diego Puntel e o técnico Athos Calderaro, pela realização do projeto de retomada da equipe adulta na disputa das competições nacionais e ao grupo de jogadores pela conquista do título nacional. “Foi um projeto que se antecipou. Se fazem isso, é por que sabem o que estão fazendo O quanto foi importante este campeonato para a nossa cidade e para o clube. A chama do basquete de Santa Cruz nunca se apagou e sempre respirou basquete”, frisou o presidente.

Diretor de basquete Diego Puntel pede apoio dos empresários para viabilizar participação da equipe no Novo Basquete Brasil (NBB) em 2022 – Crédito: Rolf Steinhaus / Riovale Jornal

O diretor de basquete, Diego Puntel, salientou que o projeto iniciou em 2017 com planejamento em disputar o campeonato brasileiro adulto. O diretor destacou o grupo de atletas e salientou que tinha o objetivo de conquistar a competição, mas que não possuía a dimensão da conquista. O diretor confirmou a participação do clube na disputa do campeonato nacional de base (LBB), que terá início no mês de julho. Sobre a participação do União Corinthians no Novo Basquete Brasil (NBB) em 2022, considerada a elite do basquete brasileiro,  Puntel destacou que o clube conta com o apoio da comunidade para que o novo passo seja concretizado com a volta do clube santa-cruzense entre os grandes times do basquete brasileiro. “A NBB é um outro processo. Já atendemos alguns requisitos de estrutura e precisamos do apoio da comunidade e das empresas para conseguir os recursos necessários para viabilizar o projeto e dar essa nova alegria para a comunidade de Santa Cruz do Sul”, frisou o diretor.

Escolhido o melhor treinador do Campeonato Brasileiro, Athos Calderaro agradeceu a todos que apoiaram o projeto. Frisou que para ele foi uma grande emoção pela forma como o título foi conquistado em pleno período de pandemia, onde através do esporte, o time pode levar um pouco de alegria para a comunidade. Ele relembrou sua trajetória no clube, os ensinamentos do técnico Ary Vidal, campeão brasileiro em 1994 e citou o filho autista como seu principal estimulo para superar os desafios. O treinador elogiou o grupo de atletas, destacando que já está com saudades de todos. “Estamos desde janeiro trabalhando, é um time unido, sendo um trabalho que valorizou a base de atletas formados no projeto Cestinha com jogadores de outras cidades. Me sinto honrado e feliz por acreditarem no trabalho que foi realizado com a conquista do título. Só tenho agradecer a todos  que participaram dentro e fora de quadra”, frisou. Ao finalizar, o treinador salientou que o NBB está chegando e frisou que agora é o momento do clube participar da competição. “Estamos bem estruturados fora de quadra pelo trabalho do Diego Puntel, que é realizado de forma voluntária e agradecer os patrocinadores que acreditaram no projeto. Eu recebi muitos nãos porque falavam que não tinha estrutura e time competitivo e hoje nós temos tudo e quando a pandemia liberar, queremos ver o Poliesportivo lotado novamente”, finalizou o treinador tricolor.

No final da coletiva, representando o time, os atletas Enzo Caferatta, Icaro Parisotto, Rafael Paulichi e Ralfi Ansaloni agradeceram o apoio e torcida de todos pela equipe durante a competição. Após foi realizada uma foto oficial de todos os membros com o troféu de campeão e em seguida, a diretoria já realizou a primeira reunião para definir os primeiros passos do novo projeto para viabilizar a participação da equipe no NBB em 2022. Mais informações você acompanha na edição especial impressa do Riovale Jornal desta quarta, 22.