Alyne Motta – [email protected]
Uma passagem rápida, mas suficiente para conhecer as tradicionais cucas de Santa Cruz do Sul. Assim foi na manhã do sábado, 21 de julho, quando 19 jovens intercambistas fizeram uma parada no trevo de acesso ao município, junto aos bonecos Fritz e Frida.
Os jovens foram recebidos pelo diretor internacional do Lions, Edisson Karnopp e demais representantes da cidade. Segundo ele, a ideia inicial era proporcionar passeios e um almoço aos jovens, mas devido ao cronograma apertado, a visita teve de ser bem curta.
Rolf Steinhaus
Os jovens intercambistas com a comitiva santa-cruzense que os receberam
Vindos de nove países (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Itália, México, Polônia, República Tcheca e Turquia), os estudantes dividiram-se em dois grupos, um em Canela e outro em Santa Maria, e puderam conhecer a cultura, pontos turísticos e a realidade de cada região.
“Geralmente os intercambistas permanecem duas semanas em cada cidade, a fim de que possam conviver com a população, levar seus conhecimentos nas escolas e realizar atividades culturais”, comenta Edisson Karnopp. “É a oportunidade que tem em ver tudo e levar conhecimento aos seus países quando retornam”, acrescenta.
Para o diretor, é importante dar uma atenção especial pra os jovens. “O Lions tem uma gama de atividades e programas que atendem as necessidades, como acampamentos juvenis, que proporcionam o conhecimento de diversos países e culturas”, explica Karnopp.