Início Esporte Uma vida melhor através do muay thai

Uma vida melhor através do muay thai

Instrutor Lucas Jaques realiza ação de reinserção pelo esporte com morador de rua de Santa Cruz do Sul

Débora Dumke
[email protected]

Ao longo da pandemia de covid-19, muitas pessoas se viram em situação de vulnerabilidade. O período trouxe consigo infinitas incertezas. No entanto, existem pessoas dispostas a fazer o bem. A academia de nuay thai Team Predadores, de Santa Cruz do Sul, abriu suas portas para a realização do sonho de Antônio, um morador de rua alcoólatra que tem um desejo: praticar a modalidade esportiva.

Seguidamente, Antônio passava em frente à academia, entrava e observava o treino, questionando o preço da mensalidade. Em um certo dia, ele chegou com um envelope contendo o valor que lhe foi informado. Supostamente, alguém deve ter lhe dado a quantia, pois sabia do seu desejo. Então foi combinado com o instrutor Lucas Jaques que Antônio poderia treinar apenas se não estivesse alcoolizado.

Antônio sempre viveu em albergues de Santa Maria e Porto Alegre, porém aos 18 anos de idade teve que abandonar esse tipo de local, passando a morar nas ruas. Lucas, o instrutor, conta que no início dos treinos o morador de rua só conseguia contar até dez e não demonstrava muito interesse em conversar. A academia entrou em contato e conseguiu que o albergue de Santa Cruz o acolhesse e também acompanhamento de psicólogos e médicos. “Assim que Antônio entrou na academia, fizemos o encaminhamento para o albergue. Ele está pousando lá, tomando banho e se alimentando”, relata Lucas.

O instrutor diz que Antônio está na academia há cerca de um mês, no entanto já teve vezes em que estava alcoolizado e não foi lhe permitido que treinasse. Atualmente, ele mantém uma rotina, treina três vezes na semana e está se adaptando e buscando melhorar. “Para uma pessoa que se alcooliza todos os dias, a gente sabe que é bem difícil, mas ele mostra muito interesse nos treinos”, observa Lucas.

A realidade de Antônio é complicada, sendo dependente alcoólico há muito tempo e estando em situação de fragilidade, lutando contra um vício. A sociedade pode procurar Lucas Jaques para doar roupas e calçados. “A gente não quer dinheiro. A gente quer que ele saia dessa situação e possa viver uma vida melhor”, frisa o treinador.

A academia Team Predadores se localiza na Avenida Gaspar Bartholomay, 915, Bairro Bom Jesus. Fundada pelo mestre Valdoir da Silva, está há mais de dez anos atuando em Santa Cruz do Sul. Lucas conta que em nenhum outro momento realizou ações como essa, mas que, dentro do possível, tenta ajudar os alunos mais necessitados.