EVERSON BOECK
[email protected]
Várias atividades práticas estão sendo realizadas desde segunda-feira, 25 de junho, pelo Subgrupamento de Combate a Incêndio do 6° Comando Regional de Bombeiros em Santa Cruz do Sul durante a Semana de Prevenção de Incêndio. O evento encerra na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, quando é celebrado em todo o Brasil o Dia do Bombeiro.
A ação envolve treinamento prático dos 66 homens da corporação local em diversas tarefas, como palestras, blitz informativa, bombeiro nos bairros e passeio de viatura. Além disso, escolas do município participam da programação visitando o quartel dos Bombeiros, que estava aberto para receber os alunos e realizar demonstração dos materiais utilizados no trabalho do órgão.
INFORMANDO A COMUNIDADE
Como o próprio nome diz, a ação teve atividades visando a prevenção. Para isso, uma das tarefas realizadas pelos militares foi a blitz informativa, realizada na tarde de terça-feira, 26, em frente à sede do Quartel dos Bombeiros em Santa Cruz, na Rua Tenente Coronel Brito, 03.
Conforme o tenente Dimas Gottardo, comandante da Seção de Combate a Incêndio de Santa Cruz do Sul, a intenção é orientar os condutores quanto ao manuseio e uso do extintor de incêndio veicular. “Muitas pessoas não sabem nem onde fica localizado no próprio carro, muito menos usar e muitos incêndios em automóveis não são evitados ou controlados por causa desta falta de informação”, garante.
Outras informações básicas foram repassadas para os motoristas, conforme o tenente. “Estamos ensinando as pessoas a identificar prazo de validade, verificar se o lacre de segurança está rompido, se perdeu carga, se está pressurizado ou não”, informa. Foram abordados aproximadamente 17 veículos a cada 20 minutos durante as cinco horas da atividade.
A condutora Elusa Silva, 59 anos, disse que foi a primeira vez que foi abordada em uma blitz como esta. “Considero louvável a iniciativa. Eu só sabia onde ficava guardado meu extintor, mas nunca tinha usado. Aprendi bastante”, destaca.
SIMULAÇÃO DE RESGATE
Na tarde de quarta-feira o Corpo de Bombeiros realizou uma simulação de resgate dividida em duas partes. Na primeira os bombeiros fizeram a simulação de um salvamento depois de um acidente de trânsito onde o carro teria colidido com um papa-entulho com princípio de incêndio. No carro também havia uma criança no banco da frente e para tirar os dois das ferragens foi preciso o uso de um desencarcerador.
A segunda parte da atividade, realizada no Hotel Charrua, foi um salvamento em um dos andares mais altos do prédio. Nesta simulação, um operário teria se ferido em um acidente de trabalho. A operação foi realizada externamente com o uso de um caminhão-escada e de cordas. Amarradas a uma maca e a um soldado, foi feito um rapel, com a vítima sendo removida até o solo.
De acordo com o tenente Dimas Gottardo, estas operações, além de mostrar à comunidade a forma de atuação para as mais diferentes situações de risco, servem para preparar o efetivo da corporação.
ROLF STEINHAUS
Várias atividades práticas estão sendo realizadas desde segunda-feira,
como blitz informativa e simulações de resgate
Simulação de resgate foi realizada no Hotel Charrua pelos Bombeiros
Motoristas receberam orientações quanto ao uso do extintor de
incêndio veicular
Nós também podemos ajudar
Cada um de nós pode ajudar o Corpo de Bombeiros através de pequenos atos, como por exemplo
– Evite arrombar janelas e portas em caso de incêndio antes da chegada dos bombeiros. A penetração do ar irá ativar as chamas.
– Não interfira nos serviços de extinção de incêndios. Isto é tarefa dos bombeiros. (Pessoas sem o devido treinamento podem se machucar).
– Motorizado ou mesmo a pé, assim que ouvir as sirenes das viaturas do Corpo de Bombeiros, imediatamente facilite a passagem
– Não estacione o seu carro junto ao hidrante de coluna ou em áreas reservadas para o Corpo de Bombeiros. Isso dificulta as manobras das viaturas.
DIA DO BOMBEIRO
No dia 2 de julho comemora-se o Dia do Bombeiro, uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar. A data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já somam cento e cinquenta e dois anos de existência. Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.
Em 1856, o Imperador D.Pedro II, assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.
Hoje em dia podemos acessar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país. Mas esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois podem atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em perigo.
Além de servirem para apagar fogo, esses profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas, etc.
Fazem ainda a fiscalização em empresas, garantindo condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios, onde as mesmas devem manter extintores cheios e oferecer equipamentos de segurança aos funcionários.
Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas e praias, cuidados com álcool e fogo, acidentes em brincadeiras, não mexer em produtos de limpeza, não ingerir remédios sem orientação de pessoas adultas, dentre várias outras. Além desses, mostram o quanto é importante ter atitudes corretas enquanto cidadãos, como manter a ordem de nossas cidades, respeitar as leis e cumprir com nossas obrigações. Esse trabalho é muito importante, pois através da prevenção levam para os estudantes orientações que podem evitar acidentes, tornando-os mais responsáveis em suas atitudes.