LUANA CIECELSKI
[email protected]
Que tal fazer um passeio por Nápoles, na Itália? Aqueles que forem à sessão da Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz na noite dessa terça-feira, dia 10 de julho, terão, de certa forma, essa oportunidade. Será exibido o documentário Passione, de John Turturro. Nele, o diretor fala sobre a relação da região italiana com a música.
Lançado em 2010, o documentário tem 90 minutos de duração e conta um pouco da história de Nápoles, falando sobre o desenvolvimento social, as relações humanas, os conflitos armados, a atuação da máfia e a pobreza, proporcionando ao espectador uma grande aula de história. Mas não uma aula qualquer, uma aula embalada pela música, de forma que a atenção fica totalmente presa à história.
Também ajuda nesse sentido a beleza das imagens. Conforme apontou o crítico Robyson Vilaronga, “a direção de fotografia esteve bastante atenta para conseguir os melhores ângulos e condições de luminosidade para transpor a beleza natural da cidade de Nápoles e da sua população bastante diversificada. Mesmo a parte mais antiga da cidade emana uma beleza contraposta às marcas do tempo, das invasões (argelina, francesa e espanhola), da Guerra”.
Dessa forma, a ideia que o enredo passa, é a de que Nápoles, emana melodia de cada pedaço seu, e emana melodia de diferentes estilos musicais, como pop rock, clássico, jazz, fado, gótico, reggae e free style, produzidos por grandes cantores e grupos que também marcam presença nessa produção, como Massimo Ranieri, Sergio Bruni, Ângela Luce, Lina Sastri, Raiz e James Senese, etc. Só o trailer do filme (disponível na página do Facebook do Riovale Jornal) já é contagiante. Imagino que o longa completo deva ser ainda mais.
A sessão, gratuita e aberta à comunidade, acontecerá a partir das 20 horas, na sede do Sindibancários.