Início Focando no espore - Julio Mello Uma lenda dos Plátanos

Uma lenda dos Plátanos

Falar de futebol ou falar do Futebol Clube Santa Cruz e não falar do Betinho é cometer um erro muito grande. Como tenho mais de 30 anos de acompanhamento do esporte local não posso deixar de falar desta pessoa fora do comum. Dentro de campo jogou demais e esteve sempre dentro dos tempos áureos do clube. Betinho foi um dos grandes que o esporte local criou. Ele jogou nos melhores times que o Galo fez ao longo dos tempos. Aqui a nossa homenagem a um dos melhores jogadores que Santa Cruz teve e revelou para o mundo da bola. De tão boa pessoa que foi, conseguiu também trabalhar no Avenida, que sempre foi rival ao seu clube. Portanto, uma pequena homenagem ao homem e jogador Betinho, que é pai do Robertinho. Aliás, o seu filho é outro ser humano fantástico. Sabe lidar com as crianças e por isso é respeitado pelos pais de seus alunos na Escolinha Flamengo. Salve Betinho e vida longa ao senhor.

Betinho (à direita) com seu filho Robertinho – Divulgação
Betinho quando jogava pelo Galo – Divulgação

Reunião foi ontem

A reunião entre a diretoria da Federação e os dirigentes dos 16 clubes que disputam a Divisão de Acesso seria realizada na última sexta-feira, mas, ocorreu na tarde de ontem. A decisão pela alteração da data se deu em razão da ausência do presidente de uma das equipes.

Um nó tático no Barcelona

Na época em que ocorreu o confronto pelo mundial FIFA em 2006, entre o Inter e Barcelona, eu não pude assistir ao jogo de forma completa. Na manhã do último domingo eu assisti do começo ao fim e vi um Inter totalmente superior ao time de Ronaldinho Gaúcho, que por sinal, foi bem marcado pelo Ceará. Fernandão, Pato e Gabiru foram importantes, mas Clemer, Wellington Monteiro e principalmente Iarley, foram demais. Este último então foi uma lástima não ter sido escolhido o melhor daquela final. Iarley marcou, passou, deu assistência para o gol e se tornou o nome do jogo. Foi uma entrega de corpo e alma.

Capitão já falecido ergueu a taça em 2006 – Divulgação

Uma narração perfeita

Outro detalhe que eu observei e poucos falaram sobre isso. Mas foi uma transmissão perfeita da turma da Globo. Sinceramente falando, temos que dizer a verdade, pois quando o Galvão erra todo mundo critica o cara. Agora, quando ele trabalha de forma brilhante ninguém comenta. Como eu ainda não tinha visto o jogo todo eu não pude fazer esta observação. Parabéns Galvão Bueno e Rede Globo pelo belo trabalho feito nessa final. “Tem que ter respeito pelo futebol Brasileiro”, repetia ele durante e depois da final”. Realmente uma transmissão de gente grande.

CBF define volta ao futebol

A Confederação Brasileira de Futebol definiu a volta ao futebol em cinco fases. A fase preliminar é marcada, principalmente, pela testagem de jogadores, comissão técnica e funcionários. Na fase seguinte, que prevê treinos individuais ou em pequenos grupos, todos “deverão utilizar condução própria e individual, uniforme de treino desde a sua residência e, após o término, retornar imediatamente para a sua residência”. Será preciso verificar a temperatura de todos, de preferência ainda no veículo, e barrada a entrada dos que apresentarem medida acima de 37,5ºC. Na terceira fase, de treinamentos coletivos, a CBF afirma que suas competições voltarão “em concordância com as normas das autoridades de saúde”. Medidas de segurança, como verificação de temperatura, uso de máscaras, avaliação clínica, continuarão nesta fase. Durante a sessão de treinamento, os atletas estarão dispensados do uso de máscaras. Não será servida refeições e o nutricionista do clube deverá preparar kits individuais. Caso seja necessário fisioterapia ou massagem, a ideia é agendar horários individualizados. No treinamento coletivo, o período de aquecimento deverá respeitar a distância mínima de 1 metro entre os atletas e membros da comissão técnica.

Futebol sem público

Uma das coisas certas que ficou definido também é a questão dos jogos sem público. Sobre o retorno das competições, que corresponde à quarta fase, o documento afirma que “a dinâmica da epidemia certamente influenciará no período de treinamento mínimo necessário para um retorno seguro às competições. Ajustes na tabela de jogos podem ser necessários para acomodação das datas disponíveis para a disputa das partidas”. Todas as partidas serão realizadas sem a presença de público e a participação de imprensa deve ser organizada previamente em reunião por videoconferência com a participação da CBF.